sexta-feira, 20 de agosto de 2021

CRÓNICAS OLISIPONENSES - XLVII

Ai de nós, peões.

Ai de nós, que gostamos de andar a pé. E que temos os nosso passos feitos num inferno. "Ciclovia, senhor", berrou-me um atrasado mental, na Avenida da República, lançado na sua dispendiosa bicicleta a alta velocidade, enquanto eu tentava, em desespero, chegar a uma parte segura do passeio. Isto deve ser politicamente incorreto, mas já não tenho mais pachorra para trotinetas nos passeios, trotinetas nas ruas, sem respeitar sinais de trânsito, trotinetas em vias rápidas...

Há meses, começaram obras na Av. Marechal Teixeira Rebelo, em Benfica. Um ciclovia, por claro. Para termos uma cidade sustentável, anti-parola etc. A tal ciclovia vai da Av. do Uruguai até à Av. Cidade de Praga. Coisa de dois quilómetros. A obra está terminada, houve estreitamento de vias, há buzinadelas etc. etc. Passo lá todas as manhãs. Ao longo de meses, ainda não vi lá 1 (uma) só bicicleta. Não há lá povo. Só urbanitas, mas de carro. O povo? O povo vai no 99 e no 50 e no 54. Asseguro eu, que ando de autocarro, e a pé, todos os dias.

Ai de mim, peão.



Sem comentários: