sexta-feira, 27 de março de 2009

MUSEU GORDILHO - JOALHARIA CONTEMPORÂNEA

O processo tem uns anos. Não muitos, felizmente. Tudo começou quando o designer e artista plástico Alberto Gordillo pôs à consideração da Câmara a possibilidade de doar à autarquia a sua colecção de joalharia. Alberto Gordillo, natural de Moura, é uma figura de primeira linha das artes plásticas nacionais e a abertura, na nossa cidade, do Museu Alberto Gordillo de Arte Contemporânea, constitui uma mais-valia para o concelho.
.
A unidade museológica ficará instalada em pleno centro histórico da cidade, num imóvel utilizado até há vinte anos como quartel dos bombeiros. O projecto de reabilitação, da arquitecta Patrícia Novo (CMM), prevê a instalação de um espaço expositivo no piso 0 e o funcionamento de ateliês e áreas de trabalho no piso 1. A obra, orçada em 465.000 €, está em curso, devendo estar concluída antes de final do ano.
A abertura do Museu Alberto Gordillo de Joalharia Contemporânea será acompanhada pelo lançamento do respectivo catálogo, da autoria do historiador de arte Rui Afonso Santos (Museu do Chiado).

Retirei a seguinte nota do blogue http://casamuseu.blogspot.com/:

É considerado o Pioneiro da JOALHARIA MODERNA PORTUGUESA "DE AUTOR". É o mais premiado e mencionado em publicações e o que mais exposições realizou. Executou desde 1965, protótipos de jóias de sua autoria, para fábricas de ourivesaria de onde foram reproduzidas milhares de peças de alta joalharia, destacando-se o famoso colar-teia com 300 gramas de platina e 150 brilhantes, exibido na Bolsa dos Diamantes de Londres e exposto no Museu Nacional do Traje, em cooperação com a Bienal Lisboa 94/Lisboa Capital Europeia da Cultura. Como escultor, esteve nas mais importantes exposições de arte. Em 1974 fundou a Galeria Tempo-Lisboa e no mesmo ano é apresentada exposição retrospectiva das suas jóias. Realizou a primeira exposição de joalharia em 1963 e a primeira de escultura em Março de 1971. Realizou 60 exposições individuais e participou em cerca de 250 colectivas, no País e no Estrangeiro.

Peças de Alberto Gordillo
Edifício do Museu Alberto Gordillo

Projecto do museu (corte com esquema da exposição)

4 comentários:

A Lusitânia disse...

olá, ainda mal te vi. Apenas foi para te cumprimentar. Filomena

A Lusitânia disse...

Já fiz um link para o meu. Filomena

Silvestre Raposo disse...

Caro Santiago
não me incomoda que um post meu seja copiado para outro Blog. Indicaste neste teu post de onde o retiraste e está correto. Colaste a imagem e todo o texto excepto o nome do seu autor, e o nome está lá. Silvestre Raposo
Abraço

Santiago Macias disse...

Olá Filomena. Manda-me o teu mail. SM