E eis que, subitamente, estala a polémica e um trabalho encomendado a Edgar Martins pelo New York Times foi retirado da página on-line do jornal por ter sido retocado com Photoshop. O tema não é novo e quem não tiver pecado que atire a primeira pedra. Não creio que valha voltar-se à vaca sagrada do respeito pela integralidade do negativo. Devo dizer que nunca fiz caso de tal dogma e que várias vezes re-enquadrei, nomeadamente para publicação, aquilo que me pareceu necessário.
.
As perguntas são simples:
1. Havia algum acordo prévio sobre o uso do Photoshop no caso do projecto de Edgar Martins?
2. O acerto das imagens era decisivo? Pelo que vi publicado no Expresso diria que não...
Os limites do conceptual são difíceis de definir e a questão está, também, em saber se o que nos é apresentado foi apenas retocado ou é produto de uma manipulação em computador. para se claro, das duas uma: ou o trabalho sobre os aeroportos é resultado de um brilhante trabalho técnico de medição de luz e uma calculada exposição prolongada, ou então...
Sem comentários:
Enviar um comentário