terça-feira, 7 de julho de 2009

MÉRTOLA - O ÚLTIMO PORTO DO MEDITERRÂNEO

Abre hoje ao público e estará patente até final de Agosto a exposição Mértola - o último porto do Mediterrâneo.
.
Local - Rua Augusta, 96 (Lisboa)
Horário - 10 às 17 (segunda a sábado)
.
Press-release da exposição:
Esta inauguração conta com a presença de Fernando Nogueira, secretário-geral da Fundação Millennium bcp, Cláudio Torres, Director do Campo Arqueológico de Mértola, e Santiago Macias, historiador e investigador, autor da exposição. “Mértola – o último porto do Mediterrâneo” traz a público, sob a forma de vestígios arqueológicos, as memórias dos territórios de Beja e Mértola, entre os séculos V e XIII, período marcado pela ocupação islâmica.
Os painéis e vitrinas da exposição debruçam-se sobre a vila-museu, identificando a topografia de Mértola e a sua evolução ao longo dos séculos. Para além das principais características da islamização do território, apresenta-se a sua permanente ligação ao Mediterrâneo (Mértola era um porto de mar onde se falava grego, latim, hebraico e árabe, e ponto de encontro de comerciantes, aventureiros, mercenários e religiosos, oriundos de toda a parte) e os traços de continuidade histórica e social do ocidente peninsular.
Resultante de um trabalho de pesquisa encetado em 1978 pelo Campo Arqueológico de Mértola, nesta exposição há ainda lugar para a reconstituição em 3D da basílica do Rossio do Carmo (século V) e do bairro islâmico (século XII). “Mértola – o último porto do Mediterrâneo” estará patente ao público, sob a coordenação da produtora TerraCulta Lda, até 28 de Agosto, de segunda a sábado das 10:00h às 17:00h, no Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC), um espaço arqueológico por excelência gerido pelo Millennium bcp, que, ocupando quase por inteiro um quarteirão pombalino da baixa de Lisboa, percorre 2.500 anos da história da cidade.


Espero poder disponibilizar imagens hoje ainda...

Sem comentários: