terça-feira, 14 de julho de 2009

665.000 EUROS PARA 3000 ANOS DE HISTÓRIA

A notícia chegou hoje e é motivo de orgulho para a Câmara Municipal de Moura e para o nosso concelho.

O projecto intitulado Moura - 3000 anos de História, apresentado pela autarquia ao Instituto de Turismo de Portugal, obteve um financiamento de 665.000 euros, o que permitirá dar um novo impulso ao programa de requalificação e valorização do património cultural que a Câmara Municipal tem em curso.
.
O secretário de Estado do Turismo homologou no âmbito do Programa de Intervenção do Turismo (PIT Linha I) a atribuição de um incentivo superior a 665 mil euros.O projecto de requalificação compreende obras de reabilitação na Igreja de São Francisco, a concretização do Jardim das Oliveiras e o financiamento das obras do Edifício dos Quartéis (datado do início do século XVIII). No Castelo de Moura irá ser construído um edifício de recepção ao turista. A reformulação da sinalização turística de Moura e a criação de um plano de promoção e divulgação, são acções que estão igualmente previstas neste processo que tem como objectivo criar o circuito turístico Moura - 3000 Anos de História.
.
Cabe aqui clarificar que a proposta apresentada ao ITP abrangeu um conjunto de outras acções, nalguns casos já executadas (e portanto não susceptíveis de financiamento) e noutros integradas no pacote de financiamento do QREN. Ou seja, a ideia é criar um conjunto de iniciativas que permitam, num futuro próximo, ter uma compreensão global do passado da cidade e do concelho. E, bem entendido, colocar estes equipamentos e planos de promoção ao serviço do desenvolvimento do concelho.
.
A saber:
Reabilitação do Pátio dos Rolins
Reabilitação da Igreja do Convento do Espírito Santo
Obra do Museu Gordilho
Obras da alcáçova do castelo
.
Somam-se a estas outros projectos, que irão ser concluídos e postos em prática:
Museu Municipal (antigo matadouro)
Biblioteca Municipal (antigo grémio)
Convento do Carmo (processo de negociação em curso)
Iluminação das muralhas do castelo (em fase de contratação)
.

Fachada da Igreja de São Francisco

Mais informação em www.publituris.pt

9 comentários:

Késisábadópêchi? disse...

Boa, Moura fica a ganhar e todos nós também. Só tenho pena é do castro da Azougada ficar de fora!
Saúde a todos, especialmente aos que se encarregam de dignificar o património histórico-arqueológico.

AM disse...

Ai as aldeias...

Unknown disse...

Muito bom programa e mais um motivo de peso para por Moura nas bocas do mundo.
Sucesso e rapidez na concretização é o que se deseja.
Já agora o novo blogue da Aldraba é http://aldrabaassociacao.blogspot.com/ e não o que vem referido no teu. O antigo perdeu-se nas malhas da WWW.
Abraço
MEG

Anónimo disse...

Espera pela pancada porque vão aparecer os pêessssses a dizer hà e tal não é bem assim e se..... e se.... etc... etc... etc...

jp disse...

quelle bonne nouvele

Santiago Macias disse...

Quanto ao Castro da Azougada é um caso bastante complicado pela devastação que os trabalhos arqueológicos do anos 40 causaram. Precisa de um projecto científico de fundo - que carece de proponente -, o qual terá de integrar uma componente de reabilitação.

Ai as aldeias, amigo António? Em Moura dizem que se liga em excesso à vila de Amareleja e às aldeias do concelho. Em breve voltarei ao tema, para um ponto de situação dos investimentos, compromissos e acções assumidos/concretizados em todo o concelho. Diga-se também que a reabilitação destes imóveis não é um benefício exclusivo da sede do concelho onde, apesar de tudo, tais edifícios existem em maior quantidade.

Curioso disse...

Nunca ouvi ninguém dizer que se liga demasiado às aldeias...

Santiago Macias disse...

Eu sim. E na Feira de Maio do ano passado um mourense fê-lo até de forma ofensiva para comigo.

Calêra disse...

E as termas de Moura? Não seria também um excelente meio de divulgação da cidade?