sexta-feira, 10 de julho de 2009

MÉRTOLA NO MILLENNIUMBCP

O prometido é devido. Eis uma breve "reportagem" (fotografias e vídeo) da inauguração da exposição Mértola - último porto do Mediterrâneo.




2 comentários:

Unknown disse...

Já vi a exposição e acho-a bastante interessante,para mim em Lisboa ela fica com um maior destaque e com certeza será melhor compreendida que em Mértola, muito do potencial intlectual e histórico desta exposição será com certeza muito mais valorizado, isto sem desprezar todos os locais onde esteve (inclindo Mértola) ou onde ainda possa vir a estar.
Sem estar a banalizar em Mértola debaixo de uma pedra sai um museu, e ainda bem que assim o é, pois a esmagadora maioria das localidades com a dimensão desta nem as pedras têem quanto mais os museus. A minha "guerra" é que o projecto de musealização que tem mais de vinte anos não foi acompanhado de outras infra-estruturas básicas para o crescimento homogénio do concelho,ou seja, o equilibrio nas decisões politicas para complementar a qualidade e variedade de oferta cultural não foram , no meu entender, geridas da melhor forma. Se o objectivo era unica e exclusivamente viver da história foi atingido com mérito, se o objectivo era ou é através dos museus dinamizar a vila: ou faltam museus (já são 8!!!)ou falta tempo (cerca de 20anos!!!!).
A agravante é que a nossa pequenez politica do "quem fez fui eu!!!", camarário ou governamrental não permite a quem seja de côr diferente prosseguir, melhorar, continuar um projecto/ideia de outra côr,por muito bom ou estruturante que seja, destruir ou banalizar é num fnáit. O bcp também é suspeito (piada!!).
parabens pelo blog, já me tinham recomendado, embora pense que está muito á frente para algumas cabecinhas ditas pensadoras!!

Santiago Macias disse...

Caro Nuno
Não é minha intenção iniciar agora um debate sobre o projecto museológico de Mértola, no qual participo e que defendo. Muito menos fazer aqui um balanço da vida em Mértola nas últimas décadas. Faltarão sempre coisas e haverá sempre passos a dar. Poderemos falar disso um dia destes.
Agradeço as palavras simpáticas sobre o blogue, embora sinceramente não creia que ele esteja "à frente " do que quer que seja. É apenas um espaço onde falo de coisas de que gosto.