domingo, 7 de março de 2010

AURORA - MURNAU

Aurora foi o primeiro filme de F.W. Murnau (1888-1931) rodado em Hollywood, em 1927. A história é simples e tão velha como o mundo. Um casal de aldeãos vê a sua estabilidade ameaçada pela tentação. Aqui traduzida no corpo de uma mulher. Poderia ser no de um homem. O triângulo amoroso avança e quase termina mal. Até que não.
.
Aurora é um filme belíssimo. E de extraordinária modernidade. Tanto na vertigem da montagem, como no encadeado das sequências. E a história, para além de ser conhecida, é aqui tratada com suavidade e paixão. Aurora é um dos mais importantes filmes do mundo.
.
.
Aurora está em oitavo lugar na classificação da Sight and Sound.

1 comentário:

oasis dossonhos disse...

É com grande prazer que se assiste a este pedaço de "Aurora".
Através do famoso "Museu do Cinema" de A. Lopes Ribeiro, coadjuvado pelo Maestro "Boa Nôte", aprendi muita coisa sobre a Sétima Arte. Mesmo sendo fascistóides, certos personagens tinham cultura, coisa que os seus sucedâneos actuais não possuem sequer o cheiro. Não tenho saudades daquele tempo, pela fome, pelos repulsivos constrangimentos que o poder de então, autoritário, militarista e decadente impunha. Mas há momentos que espicaçam a nostalgia. Passar aqui e saborear estas imagens trouxe-me à lembrança que era menino e ainda não tinha provado o sabor da liberdade, mas então passeava um rebanho de sonhos,que se perderam na voragem do tempo. Outros sonhos vieram e venceram. C'est la vie! como diria um patego...
Abraço