sexta-feira, 12 de março de 2010

CAVACO SILVA EM MOURA (actualização)

"Nos tempos que correm é bom visitar Moura. Dá-nos ânimo, dá-nos alento". Foi assim que Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, iniciou a sua intervenção, após ter visitado as instalações da empresa municipal LÓGICA. Seguiu-se um muito interessante discurso, com palavras de admiração, apreço e estímulo ao trabalho de investigação que em Moura é desenvolvido e que tem por base o projecto em torno da energia solar. Por várias vezes o Presidente da República referiu a acção da Câmara Municipal neste domínio e o papel de dinamização que José Maria Pós-de-Mina, Presidente da Câmara, tem tido neste processo.
.
A presença na visita de empresários e de académicos, nacionais e estrangeiros, dá bem a noção das perspectivas de futuro que o projecto da LÓGICA tem. O céu é o limite? Agora já podemos dizer que sim.
.

.

Breves notas da visita, porque há sempre coisas curiosas e divertidas a registar:
.
1. Duas juntas de freguesia do concelho não se fizeram representar (Amareleja e Santo Agostinho).
2. Ouviram-se comentários como "coisas destas deviam ser mais divulgadas". Aparentemente, a iniciativa e o relevo do trabalho da Câmara Municipal chegam à Presidência da República mas não a alguns destacados moradores da cidade. Procura a informação e encontra-a quem a quer encontrar... Estas coisas são, afinal, muito simples.
3. Um presidente de junta de freguesia socialista nem sequer aplaudiu o discurso do Presidente da República. Coisas da vida.
4. Cada dia que passa se torna mais evidente o incómodo de gente que olhou para este projecto com escárnio e desprezo. Se agora é tarde para emendar a mão, o que se torna mais notória é a completa falta de visão, técnica e política, dessas mesmas pessoas.
5. Cada dia que passa me sinto mais convicto das opções, pessoais e colectivas, que foram tomadas neste domínio.

28 comentários:

Anónimo disse...

Sinto-me cheia..ok não comi muito ao almoço, estarei cheia de..ORGULHO e de RESPEITO ..e de CONVICÇÃO...e de ADMIRAÇÃO..e de ALEGRIA.
Sabem muito bem ver reconhecido o valor de quem o tem, o trabalho de todos aqueles que antes de nós estavam nesta câmara e na AMPER, e que tiveram um sonho, uma vontade, uma visão de futuro para o nosso concelho. Obrigada, sabe bem sentir que estamos no aldo certo da vida...ao lado das pessoas certas.
Enfim..Viva o PR,viva o "Nosso presidente" da CMM, viva MOURA...
;O)
CVI

Zélia Parreira disse...

Tenho a dizer-lhe que copiei descaradamente o seu texto e a sua fotografia. Espero que não se importe. Obrigada.
Zélia

Anónimo disse...

Oh pá não dá para tirares as "gralhas"?..esta coisa dos nervos acaba comigo rsrrs

CVI

Anónimo disse...

Ora vamos lá ver:
Dois faltaram, um não bateu palmas, mas o que é isto? Afinal quem é que manda? A sorte é que estamos sempre atentos, a «equipa de observação» estava a postos, até a Sic só mostra o PR a falar da recessão!

Anónimo disse...

A junta de freguesia de Amareleja não se fez representar, não foi concerteza em convergência com o Exmº Srº Presidênte da República.
Deve ter sido, pelo mesmo motivo que levou a que essas pessoas a fazerem uma lista de última hora, para concorrer á assembleia de freguesia e venceram as eleições.
A junta apenas fez e muito bem mostrar o sentimento, da maior parte dos Amarelejenses pelo modo oculto, como lhe foram retirados os terrenos do antigo campo de viação.
Quanto ao presidênte de junta, que não bateu palmas, lá deve ter tido as suas razões.
Uma delas é ver sempre que chove um pouco mais, ver os municipes da sua freguesia, com as casas cheias de água.
Claro que a culpa não é do Exmº Presidênte. Mas é dos politicos do nosso país, entre eles a cãmara de Moura, que deixou chegar o leito daquele ribeiro a este triste estado.

FFF

Santiago Macias disse...

Que havemos de fazer, caro FFF? Diria que o pior cego é o que não quer ver...
"A junta apenas fez e muito bem mostrar o sentimento, da maior parte dos Amarelejenses pelo modo oculto, como lhe foram retirados os terrenos do antigo campo de viação". Pois, o D. Quixote também via gigantes nos moinhos.

Curioso disse...

Mas volta à baila a pseudo pista de aviação da Amareleja? Já uma vez perguntei aqui ou noutro blog dos caleiros quantos aviões aterraram nessa pista nos últimos 30 anos. Bem, legalmente, claro.

Para o bem ou para o mal, o ACS é o nosso Presidente. Há que haver algum respeito pela figura do PR. No entanto, se porventura houveram freguesias que optaram por não se fazer representar, não vejo mal nenhum nisso. Se houve alguém que não bateu palmas, não consigo perceber onde está a ofensa nessa atitude!

Provavelmente eu seria um dos que não bateria palmas. Se o PR tivesse tido alguma influência nalguma coisa... Que eu me recorde, não foi durante o governo do ACS que houve algum investimento de relevo para o concelho ou para o Alentejo, exceptuando a Barragem de Alqueva que esteve na gaveta durante quase 20 anos.

É sempre bom ouvir palavras elogiosas do nosso chefe ou patrão, mas o que ele faria melhor era aumentar-nos o ordenado (Claro que não será o PR a aumentar o ordenado a ninguém, mas fica aqui a figura de estilo).

Há caleiros que desconheciam este tipo de projectos? Mas qual é a novidade?!

Se uma Câmara coloca cartazes e/ou distribui boletins municipais a informar do que se passa no concelho, as poucas pessoas que olham para isso ainda criticam e dizem que a Câmara anda a gastar o dinheiro dos contribuintes em publicidade para o partido.

Se nos orgãos de comunicação social do concelho são divulgados os projectos municipais é considerado manipulação dos media (como agora é moda dizer).

Ah, os parabéns pelo trabalho efectuado.

Helena Batista Romana disse...

Foi bom ter estado no domingo passado em Santo Amador. E foi bom ter estado hoje em Moura. Porque, há coisas que tocam o coração e outras que tocam as estrelas.

Santiago Macias disse...

Amigo AMC

Gostei da franqueza do seu comentário. Aqui vão os meus pontos de vista:

1. Sim, volta à baila o tema que refere. Sempre que alguém quer justicar o que não tem justificação.
2. Na realidade, não é obrigatório as pessoas irem a estas cerimónias e, muito menos baterem palmas. Era só o que faltava! O que me chamou a atenção é o facto de serem sempre pessoas da mesma área política - o PS - a terem dificuldade em reconhecer o trabalho feito. E o Presidente da República sublinhou bem, e mais de uma vez, o mérito que a Câmara Municipal tem neste processo. Gostava que você tivesse visto a cara de algumas pessoas na sala!
3. E, como diz, este projecto tem sido muito divulgado. Só não sabe quem não quer saber.

Dulcineia disse...

Vi a reportagem da RTP : ((
Ainda bem que em Portugal ha uma vaga de jovens cientistas. Para quando uma vaga de jovens jornalistas e camara men ?

PS Na sequência de Cuba sera que o gajo da montagem se deixou dormir ??? É que nao percebi qual o interesse do rabo de cavalo da senhora ....!!!???

Anónimo disse...

Si el rencor fuera musica, no te cuento la filarmonica que tendriam em Moura ; )

Quien és el F al cubo ?

Soy la amiga de Maritere, Angél y Aurélia. Ya sabes quién soy yo...no ?

Santiago Macias disse...

Por supuesto que sí!

Anónimo disse...

Gosto de ver os comentários, e até aqui se Vê a força do (....),desde as pequenas engraxadelas, que se calhar justificam alguns tachos, á pura ficção, de tocam o coração ou as estrelas, fala-se do campo de aviação, da cara que alguns fizeram, da falta deste ou daquele, se calhar todos tiveram uma razão para os actos que praticaram.
E eu não sei se o Sr viu mas eu vi a cara que o presidente da Câmara fez quando na Amareleja tentou explicar o que não tinha explicação, como ficaram calados a uma serie de perguntas que populares lhe fizeram, e para sair mais ou menos bem na foto teve de se socorrer do Dr Francisco Aleixo, penso ser este o nome do Sr. Para tentar convencer as pessoas que tudo era um mar de rosas.
É claro que este projecto foi bom para o Pais, mas para a Amareleja nem por isso, a única coisa que ganhou foi aquele mamarracho que tão feio e perto fica das casas das pessoas, enquanto Moura ficou com o resto.
Faça referência ao que se conseguiu com este projecto em Amareleja e em Moura.
Até quando o Presidente foi aclamado de autarca do futuro, quando entrevistado disse que aquilo era um projecto importante para a Cidade, nem sei se referiu o nome da Amareleja.
Hoje se calhar até temos uma Junta do lado do Povo, e se o presidente da junta não foi se calhar até fez bem, e se o Presidente da Republica reparou nisso ainda bem, se calhar até ficou a pensar, porque será.
E devia ser uma preocupação para os eleitos da Câmara, por causa da política parece que começamos a ter um Concelho Dividido.
Pense nisso, e não se esqueça que está onde está porque as pessoas acreditaram e votaram nesse executivo, mas o Concelho alberga também os que votaram nos outros, porque é assim em democracia.
E a Vossa obrigação é tratarem todos de forma igual, porque todos são Munícipes do Concelho de Moura.
Um abraço
Ass. (…..)

Não espero uma resposta por palavras, espero uma respota de trabalho, e de justiça, e não leve isto como uma lição de moral, mas como um pensamento meu, em voz alta.
Obrigado pela atenção.

Anónimo disse...

O céu não é o limite mas um ponto de partida para as infinitas possibilidades que agora se perspectivam para o Concelho de Moura. Assim o queiramos e assim estejamos todos empenhados nesse propósito comum.
Sem retirar o devido valor a quem um dia ousou antever o que estava para além daquilo que a nossa visão alcança, nunca é demais enaltecer o trabalho de tantos outros que tornaram este projecto possível. Para os que se recusam a aceitar que a utopia é tão-só aquilo que a nossa condição humana ainda não conseguiu alcançar, talvez seja positivo reflectir um pouco com este antigo (mas actual) pensamento:

“Não é porque certas coisa são difíceis que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis…”
Sêneca (filósofo romano, 4AC-65DC).

BB

Anónimo disse...

Receber elogios de um Presidente da Républica, julgo ser sempre motivo de orgulho não só para o presidente da Câmara e sua equipa, mas tambem para qualquer cidadão do nosso conselho.
Claro que alguem teve que engolir sapos...e bem grandes!
Em relação à Amareleja, só queria perguntar se tudo o que lá tem sido feito, foi obra da Camara de Mourão ou mesmo de Barrancos???
A CMM deixou chegar o leito daquele rio áquele triste estado? E a junta de freguesia??
E o governo??
Quer-me parecer que até existe um esclarecimento, acerca deste assunto aqui no blog...Ah! desculpe isso não interessa...

Parabens Sr. Presidente da CMM e restante equipa

LR "O Mwangolé"

Anónimo disse...

Tenho um amigo meu, que tem uma aeronave ligeira, que só não se matou no "campo de aviação de Amareleja" porqe ainda foi a tempo de não tocar com as rodas no chão e como tal não aterrar, tal era o estado de abandono e degradação do mesmo. Ele é aqui de Beja e poderá testemunhar isso. É curioso como certas pessoas vêm falar do campo de aviação e nunca, mas nunca fizeram o mínimo esforço, nem um trac pregaram, para dinamizar o mesmo e de vez enquando, tipo virgens ofendidas, mas já com milhares de kms de rodagem, lá voltam com a ladaínha do mesmo.
E se nos pusessemos a chorar pela forma oculta como nos subtrairam a automotora e os comboios de mercadorias, ou a maternidade, ou algumas áreas de estudo do 12º ano e muito mais coisas?
O passado já passou, pode-nos custar, mas não podemos parar. Portanto deixemo-nos de merxxx e contribuamos para que este País possa levantar a cabeça.

Watergate

Anónimo disse...

Alguém sabe o que é turismo tecnológico?
Se não souberem, eu explico. (De borla a particulares e em mesa de café, a pagar para institucionais).

Continuem só a pensar na colher de pau, no cocharrinho, na cadeira de verga, etc que vão longe.

Abram o olhos e deitem mãos à obra.

Watergate

Anónimo disse...

ha mais papistas que o papa!!!!e mais cavaquistas que o cavaco e oportunitas as carradas e ate ainda circulam alguns pidescos a mistura!!!! MUITOS TELHADOS DE VIDRO E DE MEMORIA CURTA!!!!

Santiago Macias disse...

É mesmo!

Anónimo disse...

Dentro do rol também há uma série de anónimos que não se identificam por terem já o telhado todo estraçalhado.
Os tais, que também merecem uma resposta anonimamente condizente.
Cuidado, normalmente o espelho devolve-lhe a imagem daquilo que é, e não a imagem daquilo que supõe ver nos outros. Se porventura, algum dia leu O Partido com Paredes de Vidro chegará à conclusão que se o vidro também chegou para o telhado da casa, ter esse material na cobertura, até é bastante conveniente.


"Memória de Elefante"

Santiago Macias disse...

Gosto deste tipo de comentários, a atirar assim para o borgiasno, embora "Memória de Elefante" seja de António Lobo Antunes.
Já agora, eu também tenho boa memória.

Anónimo disse...

O Presidente da Republica teceu grandes elogios ao trabalho feito, se calhar queriam que o Sr Cavaco Silva, com a cultura que tem, chegasse a Moura depois de só lhe mostrarem o que interessa mostrar, e começava a ofender ou a dizer que isto ou aquilo está mal feito.
Até parece que os PR dizem mal de alguém, vocês é que diziam mal dele quando ele era 1º Ministro.

Santiago Macias disse...

O Presidente da República não escolhe os locais a visitar atirando moeda ao ar. Este último comentário só reforça uma convicção: o trabalho feito em Moura nos últimos anos provoca graves crises de fígado a quem nunca foi capaz de algo semelhante. Paciência.

Anónimo disse...

Nem todos tivemos a sorte de nascer iluminados, com a foice numa mão e o martelo na outra.

Viktor Kevês disse...

Olhando para a fotografia, fica-se mesmo com a ideia de que o homem está mesmo balhelhas!

Anónimo disse...

É verdade, e já viu a cara da 1ª Dama? Deve estar a pensar, o que o meu Anibal tem de fazer e dizer para convencer estas pessoas que estão muito evoluidos.

Santiago Macias disse...

o que o meu Anibal tem de fazer e dizer para convencer estas pessoas que estão muito evoluidos???

A sua sorte, e de mais uns quantos, é que o ressabiamento não é coisa mortal...

Anónimo disse...

Ressabiamento?
Santiago não se importava de trocar isso por muidos?
Obigado.