quarta-feira, 17 de março de 2010

2001

Os anos passam e o filme não envelhece. A verdade é essa. E 2001: uma odisseia no espaço foi rodado em 1968... Mesmo o hiper-realismo de imagens como as desta cena têm uma carácter de autenticidade que escapa a esses junk movies feitos em computador e que não têm uma (uma que seja!) ideia dentro.
.
Stanley Kubrick (1928-1999) sempre fotografou com grande rigor. Os seus filmes são, a esse nível, de uma precisão que poucas vezes vi igualada. Outra característica das obras que assinou foi a escolha cirúrgica de músicas para as bandas sonoras. 2001 tem várias exemplos desses. E penso que nada melhor que esta valsa para ilustrar o bailado espacial. Repare-se ainda no avião da PanAm, uma companhia aérea que o tempo levou.
.
2001 não está no topo das minhas preferências, mas é o nº 6 da lista da Sight and Sound, que tenho vindo a divulgar.
.

7 comentários:

Parasita do Planeta Terra disse...

Enquanto adepto da ficção científica e a propósito de filmes bilionários sem conteúdo feitos em computadores (poligon porn) gostava de referir Moon (2009), um dos muitos descendentes do 2001, como um exemplo de um bom filme de ficção científica feito com pouco, no entanto fica muito longe do 2001 em som ou imagem. Afinal foi o 2001 que ensinou esta malta toda a fazer ficção científica no cinema.

Anónimo disse...

... na ficção científica, bom bom bom, é sem dúvida o Blade Runner- Perigo Eminente, dirigido pelo Ridley Scott, baseado no livro do Philip K. Dick intitulado "Do Androids Dream of a Electric Ship " traduzido à letra para "Será que os androides sonham com ovelhas eléctricas?" ... o filme não foi muito apreciado quando apareceu (1982), os americanos achavam-no confuso, porém hoje é de culto e foi considerado por um painel de cientistas ligados a questões espaciais e de inteligência artificial como o melhor filme de ficção cientifica até hoje ...
... guardo religiosamente uma cassete VHS com filme gravado no canal 1 da TVE, há um par largos de anos (mais de 10), uma cópia pirata em DVD, legendada em brasileiro, onde a voz não bate certo com a imagem (um ligeiro atraso)e uma caixa "Colector's Edition" reedição 2008 ...

... há maluquinhos para tudo ...

tss tsss
Lixo Tóxico

Dulcineia disse...

Vimos esta fita juntos nao foi ? No Nimas ?

Santiago Macias disse...

Vimos o filme juntos, sim. Em 1976, no Caleidoscópio.
É preciso recordar-te o que disseste à saída?

Dulcineia disse...

Ora aqui vao algumas opçoes :

1 - Nao percebi nada do filme !
2 - Fartei-me de dormir...
3 - Explica-me la aquela cena marada do fim.
4 - Este filme é para que idade ?
5 - Nunca mais venho contigo ao cinema.
6 - Daqui a 25 anos voltamos a vê-lo na casa que comprarei em Marte.
7 - Vou dizer à minha mae que so me trazes a ver filmes chatos.
8 - Porque é que nao arranjas uma namorada para lhe pregares estas secas ?

Va la que na altura ainda nao havia a mania "por dar ca aquela palha" de levar os putos ao psicologo, porque senao tinham que me ter feito uma assinatura de 1 ano.

Santiago Macias disse...

São válidas as opções 1, 2, 3, 4 e 5.
Disseste tudo aquilo. Não sei porquê mas não estavas lá muito contente.

Dulcineia disse...

Feitios...