segunda-feira, 14 de junho de 2010

O NOME DA MINHA RUA

O livro chama-se assim: O nome da minha rua. É uma compilação sobre as ruas de Moura e sobre os nomes antigos e actuais pelos quais as conhecemos. Obra curiosa, fruto de uma pesquisa longa e bem estruturada, é o resultado do trabalho de um jovem mourense, José Francisco Finha (n. 1976), interessado pela história local. O repositório de informação é notável e leva-nos por uma Moura que já não conhecemos ou que o tempo se encarregou de ir modificando. Voltam a viver nomes há muito perdidos: Rua das Tendas, Rua do Morgadinho, Terreiro das Olarias ou Rua da Assaboeira. Os sítios são feitos de mudança e a importância de livros como este é o de nos permitirem recuperar, a cada momento, a memória de outros tempos.
.
O livro teve revisão histórica do meu colega José Chaparro e uma interessante e lúdica capa de António Finha. É edição recente da Câmara Municipal de Moura.
.
.
Reprodução da capa, directamente inspirada nas placas toponímicas existentes no centro histórico de Moura.

3 comentários:

José Francisco disse...

Quero agradecer antes demais a referência a esta obra no seu blog.
Confesso que foi um trabalho que me deu um enorme prazer e a história local é de facto um assunto que me fascina.Quero agradecer ao meu Professor de história José Chaparro que me apoiou desde o início, ao autor das fotografias actuais Eduardo Moita Gomes, ao Luis Pedro Raposo do sector Gráfico da Câmara Municipal de Moura que me "aturou" durante o processo de paginação, ao autor da capa,António Finha meu irmão, à Câmara Municipal de Moura que tornou possível a edição deste trabalho, bem como a todos aqueles que colaboraram comigo ao longo de quase três anos.

Curioso disse...

Finalmente tenho o livro "O Nome da Minha Rua". Os meus agradecimentos ao José Finha pela dedicatória:
"É com grande satisfação
E um pouco saudoso
Que envio uma saudação
A um amigo Curioso"

Unknown disse...

E já agora qual é o nome actual do Terreiro das Olarias. Era ai que a minha família os Ortegas viviam.