segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CARTAS DE BISSAU - nº 1

Caros leitores

Hoje, a meio da tarde, não se conseguia circular na Avenida dos Combatentes. Passos Coelho decidiu que não haveria carnaval, mas vozes de coelho não chegam a Bissau. Por isso, muitos milhares de jovens enchiam as laterais da Avenida, esperando o cortejo de carnaval. Senti-me um quase ancião, enquanto esperava o desfile, mas isso foi o menos.

Que carnaval tem Bissau? Um carnaval de grupos culturais, vindos de todos os cantos do país. Cinco grupos hoje, mais cinco grupos amanhã. Há samba? Não há. Há estrelas de cinema? Nem por sombras, embora não por falta de beleza. Que há então? Música tradicional e danças no mesmo registo. E pequenos números teatrais, sempre de forte carga política. Todos os grupos afinaram pelo mesmo diapasão: necessidade de paz e de desenvolvimento. Apelos à cultura, a mais e melhores escolas e a mais paz. Tendo em conta os incidentes da manhã de hoje na baixa de Bissau, mais ajustado se revela este discurso.

Pode fazer-se política assim? Pode. Pode e deve, diria mesmo.

Era já noite cerrada quando virámos para a Avenida Domingos Ramos. Antes ainda da animada conversa com o Presidente Armando Napoco. Mesmo a 4000 kms, Moura esteve em fundo.


6 comentários:

Lucrecia disse...

Enquanto isso o samba canta alto nas avendas do Rio De Janeiro e São Paulo. Aqui em Pernambuco o frevo reune milhares de pessoas em Olinda. Não vou a nenhum desses lugares. Vi na TV. A multidão é assustadora.

Portugalredecouvertes disse...

Obrigada pelas notícias!
Assim os Portugueses levaram o Carnaval aos quatro cantos do mundo (Brasil, Goa, Moçambique, Angola, etc), e alguém quer acabar com o Carnaval em Portugal,
sendo essa a maior festa do país!
Isto cabe na cabeça de alguém?

Lucrecia disse...

Não, não cabe. É uma festa do povo! É a maior festa popular do Brasil.Em cada bairro das cidades brasileiras se ouve samba, frevo, axé, marchinhas,enfim, músicas animadas. É uma festa do povo! Não pode acabar. Muito menos em Potugal.

Julia Macias-Valet disse...

Fui hoje a uma loja de disfarces, no Blv. du Montparnasse, comprar uma coroa de louros. A dona da loja diz que nem se da conta que é Carnaval...e esta hein !?

(Parece que) Ontem também houve um desfile de Carnaval em Paris...diziam os jornais. Eles la sabem : ))

Anónimo disse...

A menina da direita é lindíssima.

babao disse...

Nao consigo perceber esta gente assim p'ro envergonhadiço/a...oh ! Anonimo/a de 23/02 às 11:47