terça-feira, 21 de janeiro de 2014

JOSÉ LEITE DE VASCONCELOS - UM HOMEM E O SEU MUSEU

Poucos portugueses atingiram a craveira de José Leite de Vasconcelos (1858-1941). Figura maior dos séculos XIX  e XX, foi linguista, arqueólogo, etnólogo, apesar de se ter formado em Medicina… Fundou o Museu Nacional de Arqueologia (então com o nome de Museu Etnográfico Português) em 1893, aos 35 anos. Doutorou-se em Filologia, em 1901. A sua bibliografia é de cortar o fôlego a qualquer pessoa.

Nos 120 anos de criação do Museu foi desenvolvido um programa de iniciativas onde coube uma exposição, patente ao público no átrio do Palácio de S. Bento até dia 18 de março. E ainda um ciclo de painéis sobre vários aspetos da obra de Leite de Vasconcelos. Tiveram a simpatia de me convidar para a sessão de dia 25 de fevereiro, onde terei como colega o meu amigo Carlos Fabião, da Faculdade de Letras de Lisboa.

Julgava ter suspendido a minha atividade profissional no passado dia 2 de dezembro... Fui, nessa data, à Academia das Ciências de Lisboa falar sobre o património islâmico em Portugal. Não consegui recusar agora este convite. Há uma razão adicional: Leite de Vasconcelos orientou vários trabalhos do Dr. José Fragoso de Lima e teve ligação, ainda que breve, a investigações desenvolvidas em Moura.

Ver: http://www.parlamento.pt/Paginas/XIIL3S_ExposicaoJoseLeiteVasconcelos_VidaObra.aspx

Sem comentários: