sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CASTRO DA COLA

É, por muitas razões, uma das minhas fortificações preferidas. Algo como o falcão da malta da arqueologia medieval portuguesa.

A história da exploração do sítio é rocambolesca. O povoado islâmico foi escavado entre final dos anos 50 e 1964, quando Abel Viana faleceu. As peças foram inadvertidamente misturadas, perdendo-se o sentido de "contexto" que poderia dar alguma lógica a investigações posteriores. Não sei se há desenhos detalhados ou esquiços utilizáveis. Consultei, em tempos, os diários de campo, mas estes pouco acrescentam ou quase nada esclarecem quanto a algumas das dúvidas sobre o sítio: a fortificação era uma "celukia"? a estruturação de espaços e de poderes faz-se só depois da Reconquista? que tipo de habitat e de organização do espaço urbano existiria? Aí entramos no registo Medic, pedic, zed oblique, / Orphic, morphic, dorphic, Greek. / Ad hoc, ad loc and quid pro quo, / So little time, so much to know! É isso.50 anos volvidos, o falcão continua por descobrir...


"Planta da Fortificação, e da antiga Cidade da Colla, do qual se mostra o sistema de defensa que havia por aquelles sitios, para se confirmar a impossibilidade de vencer com pouco numero e sem socorro do omnipotente"

A letra G tem particular graça, com a menção a "sepulturas de generaes". (trata-se da maqbara, mas a referência a generais dá um tom empolgado ao desenho...).

O Castro da Cola fica perto de Ourique.

Sem comentários: