sábado, 21 de fevereiro de 2015

ENTRE ROMA E O ISLÃO

É o fim de um projeto e, de certa forma, um fim de percurso pessoal.

O livro é apresentado no próximo dia 7 de março, no Museu Regional de Beja. O início desta caminhada está lá atrás, no ano de 2010, quando se apresentou um projeto intitulado Entre Roma e o Islão. Nessa altura, tinha eu a certeza, a minha vida seria outra... À margem do projeto organizaram-se dois colóquios: Leituras do Sul Cristão (Mértola - dezembro de 2010) e Beja - imagens da cidade antiga (Beja - fevereiro de 2012). Fui co-responsável de ambos, o primeiro com Virgílio Lopes, o segundo com Maria da Conceição Lopes. Foram importantes balanços sobre a realidade de um território, em transição numa época (séculos V-X) ainda hoje mal conhecida. Depois, houve vários impasses. No meio de hesitações múltiplas, concluiu-se que a melhor forma de dar expressão a todo este esforço de investigação seria a edição de uma obra de síntese. Fui recebendo os textos, que passei depois à minha colega e amiga Susana Gómez Martínez. Coube-lhe a parte mais maçadora da tarefa: acompanhamento da maquetagem, contactos com os autores (raros são, mea culpa, mea maxima culpa..., os que respondem a horas), revisões, traduções etc. etc. Um trabalho que conheço bem e que exige muito de quem o faz. O trabalho final está magnífico, e para isso em muito contribuiu a TVM Designers.

Sem comentários: