sábado, 21 de fevereiro de 2015

SORBONNE

"Que giro", comentei para o meu anfitrião, "dás aulas num anfiteatro de alguém com o teu apelido...". A resposta foi dada com um sorriso, entre o tímido e o orgulhoso "é uma coincidência, mas esse professor era o meu avô". Neto, filho e irmão de académicos ilustres, nascido em Cartago, aquele professor de Paris I conserva uma simplicidade e uma modéstia que está ao alcance de poucos. Impressionou-me um pouco a austeridade das instalações e do seu próprio gabinete. Passeou-me pelas salas e pelos corredores, onde o peso da própria História se faz sentir a cada passo. Ele, que tem escrito excelentes páginas sobre o Portugal Islâmico, que o diga.

A Sorbonne é uma instituição e um nome de prestígio. Vem isto a propósito de uma notícia que hoje saiu no "Expresso" e que lançou em mim uma enorme perplexidade. Título: "Portuguesa chega a vice-reitora da Sorbonne". Na página 23, a universidade é nobilitada e passa a Universidade de Sorbonne. Universidade de Paris é a designação de treze  (!) universidades públicas. Dessas treze, há três que ostentam o nome de Sorbonne: Paris I (Panthéon-Sorbonne), Paris III (Nouvelle-Sorbonne) e Paris IV (Paris-Sorbonne). A mais chique de todas é Paris I, pela sua centralidade e simbolismo. Outra coisa bem diferente é a Université Sorbonne Paris Cité (USPC), que federa vários estabelecimentos de ensino superior e da área da investigação, entidades essas que mantêm a sua especificidade própria.

A dispersão atual data de 1970, dispenso-me de explicar porquê. D'ailleurs, o cargo de recteur não existe em França há décadas. Atualmente diz-se président. E, naturalmente, vice-président.

Dou os meus parabéns à Prof. Isabelle de Oliveira: caso tenha sido eleita para esse cargo diretivo em Paris III, onde leciona, ou caso tenha sido eleita para o Conselho de Administração da USPC. A suivre.

1 comentário:

Tiza disse...

Tinha razão quanto às suas reservas. As pessoas de valor são geralmente incógnitos, é lamentável que a sociedade continue a valorizar e a enaltecer o SUCESSO, como sinónimo de VALOR, premiando cromos como estas figuras que se auto-promovem sem o mínimo de escrúpulo. Parabéns pela sua delicada intuição.

http://visao.sapo.pt/toda-a-historia-da-reitora-do-faz-de-conta=f814578

http://pt.blastingnews.com/sociedade/2015/03/escandalo-a-portuguesa-que-afinal-nao-e-vice-reitora-de-sorbonne-00322577.html