sábado, 23 de abril de 2016

MARCELO REBELO DE SOUSA EM MOURA

No passado dia 9 de Março enviei um convite ao Presidente da República para visitar Moura. Demorou menos de um mês e meio que do convite se passasse à concretização. A passagem por Moura deveria demorar 45 minutos. Foram mais de duas horas e meia de passeio pela zona histórica e de confraternização com o povo de Moura.

A visita abrangeu dois tópicos: reabilitação patrimonial e intervenção social. No matadouro, o Presidente da República visitou a exposição Água - património de Moura e Gotas de água (esta  última com fotografias de José Manuel Rodrigues). Daí se passou à Mouraria (cujo recuperação teve o Prémio IHRU em 2014). Houve lugar a uma brilhante atuação do coro infantil dos meninos da Escola Básica do Sete e Meio. A visita terminou na Moura Salúquia - Associação de Mulheres do Concelho de Moura. Pelo meio, esteve a população de Moura ("esta gente é muita afetiva", disse-me, a dada altura, o Presidente da República). Se é, garanto eu. Selfies, copos de vinho, autógrafos, houve de tudo um pouco no périplo mourense.

A cidade de Moura tem mais que prestígio suficiente para merecer a visita do Presidente da República Portuguesa. Que veio, hélas, conhecer arqueologia e museus...


Sem comentários: