segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ÁRVORE DA PARTILHA/2016

Ferreira Gullar, que já passou pelo blogue em 1.6.2010, em 26.6.2012 e em 26.3.2013, deixou-nos ontem. Um poeta maior, que hoje aqui se refere, em dia de Árvore da Partilha.

Da nota informativa da Câmara Municipal de Moura:

A Árvore de Partilha teve início no âmbito do projeto InterAgir, em 2005, e pretende chamar a atenção para a importância do relacionamento interpessoal entre crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, bem como para o desenvolvimento sustentável, motivo pelo qual ela é construída a partir de materiais reutilizados. Para isso, este ano, a construção da Árvore contou com 256 caixas e 2700 placas de poliuretano cedidas pela Moura Fábrica Solar e ainda com 3024 embalagens de cartão para alimentos líquidos recolhidas.

Os enfeites para a Árvore foram elaborados pelas crianças e jovens de todos os estabelecimentos pré-escolares e do 1.o ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Moura, do Ensino Estruturado e do Gabinete de Apoio à Família da Escola Básica com 2.o e 3.o ciclos de Moura, da Escola Profissional de Moura, da Creche Amor-perfeito, da Associação de Mulheres do Concelho de Moura, do Centro Infantil N.a Sr.a do Carmo, dos alunos da Universidade Sénior de Moura, assim como pelos utentes do Lar de São Francisco e Fundação São Barnabé, sempre com a presença de clientes e técnicos da APPACDM de Moura, perfazendo um total de 1098 participantes.


A construção da Árvore da Partilha contou também com o apoio da CPCJ porque, este ano, a Árvore foi construída sob o tema “Prevenção dos maus tratos na infância e juventude”.


No dia 5 de dezembro será também apresentada a “Canção da Partilha” cuja letra foi criada pelas crianças das escolas, da Creche Amor-perfeito, do Centro Infantil N.a Sr.a do Carmo, pelos alunos da Universidade Sénior de Moura, e pelos utentes da Fundação São Barnabé e do Lar de São Francisco, musicada pelos professores do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – secção de Moura, e acompanhada pela turma de Classe de Conjunto do Conservatório.



Os números da árvore impressionam. Mais impressiona o resultado. E podemos dizer, como Ferreira Gullar, "a estranheza do mundo / se dissipa em você".

De tarde, houve a entrega de diplomas a clientes da APPACDM, que têm dado um contributo inestimável à Câmara Municipal de Moura.




Estranheza do Mundo
Olho a árvore e indago:
está aí para quê?
O mundo é sem sentido
quanto mais vasto é.
Esta pedra esta folha
este mar sem tamanho
fecham-se em si, me
repelem.
Pervago em um mundo estranho.
Mas em meio à estranheza
do mundo, descubro
uma nova beleza
com que me deslumbro:
é teu doce sorriso
é tua pele macia
são teus olhos brilhando
é essa tua alegria.
Olho a árvore e já
não pergunto "para quê"?
A estranheza do mundo
se dissipa em você.


Ferreira Gullar

Sem comentários: