segunda-feira, 19 de novembro de 2018

MONUMENTOS - Nº. 36 (MÉRTOLA)

Ora cá está. Leia-se o texto da D.G.P.C. no facebook:

A Direção-Geral do Património Cultural apresenta a Revista Monumentos nº 36. A sessão de lançamento realiza-se no próximo dia 22, no Forte de Sacavém.

O presente número é dedicado a Mértola, no ano em que o Campo Arqueológico de Mértola (CAM) comemora 40 anos. 

Nos estudos e reflexões que foi possível reunir destaca-se a relevância do trabalho pioneiro do CAM, que é por essa razão homenageado. A Revista faz também um ponto de situação sobre o estado do conhecimento acerca desta vila baixo-alentejana e da sua importância patrimonial.

'Monumentos' é uma publicação técnico-científica anual dedicada à divulgação do património construído, na perspetiva de assegurar a sua valorização e salvaguarda.


Participo com dois textos (um co-autoria, o outro quase a solo). Um deles tem o título, pouco canónico, de 350.000 horas mais tarde. Ou seja, aqui estamos ao fim de 40 anos de Campo Arqueológico, que são as tais horas somadas.

O tempo passa depressa. Mértola é um ponto decisivo na vida de tantos de nós. A imagem da capa é muito bonita. E dá uma imagem de solidez. É disso que os projetos precisam. De solidez, de segurança e de uma produtiva longevidade.


Sem comentários: