domingo, 18 de março de 2012

MUSEU DE MOURA - Nº 9: PERFUMES DO LEVANTE

Penúltima volta pelas peças do Museu de Moura. Tal como outros exemplares anteriores, trata-se de um objeto proveniente de escavações arqueológicas recentes. Embora não esteja formalmente no inventário do museu é esse o seu local.

É uma peça - mostra-se apenas o medalhão central, com a representação de uma gazela - a vários títulos surpreendente. Surgiu na Mouraria de Moura, numa lixeira que deu materiais coerentes do ponto de vista cronológico (segunda metade do século XIV). O que surpreende? As três peças de luxo oriundas do levante peninsular, todas elas de decoração espampanante. Porque surpreende? Porque a comunidade muçulmana local era, teoricamente, um grupo social economicamente empobrecido. E que, portanto, não deveria ter meios para fazer a encomenda de materiais deste género. Um motivo de reflexão que será devidamente abordado na publicação.

As peças estão a ser desenhadas e estudadas. Haverá catálogo, lá para o final do ano. De três autores: Vanessa Gaspar, José Gonçalo Valente e Santiago Macias.