sexta-feira, 30 de março de 2018

COM A DEVIDA VÉNIA, PORQUE É EXATAMENTE ISTO...

Texto de Francisco Seixas da Costa (na sua página do "facebook")

“DEUS NÃO DORME”
No jornalismo português, ficou célebre um editorial subscrito por esse homem sério e de bem (assumo a redundância) que se chama Mário Mesquita, intitulado “Deus não dorme”. Foi a constatação, perante uma derrota eleitoral de Mário Soares, de que os erros se pagam.
Hoje, foi divulgada a lista dos árbitros de futebol escolhidos para o Mundial de futebol. Nenhum juíz português figura entre os árbitros designados. Também aqui, pelos vistos, “deus não dorme”. Aleluia, embora o dia só seja amanhã!
A seleção portuguesa está no topo dos resultados à escala internacional. Mas o futebol português, dirigido por uma escumalha de dirigentes de clubes que a todos nos envergonham, com as suas moscambilhas medíocres de influência sobre as classificações e “gestão de carreiras” dos homens do apito, bateu já há muito no fundo. E o mundo sabe isso! 
Se não houver um rápido saneamento desse coio de gangsters, de claques e dirigentes sórdidos, de comentadores “cartilhados” a que todos (repito, todos) os media dão uma cobertura cúmplice, incitando javardamente as hostes, os golos geniais de Ronaldo de nada nos valerão. 
E uma Federação Portuguesa de Futebol que tem, entre os seus diretores, um jogador de que o mundo conhece fotografias a dar um murro na barriga de um árbitro internacional qualifica-se a si própria. Só comparável à “justiça desportiva”, essa gargalhada que aí anda a armar ao sério, atulhada de juristas nomeados pela ”balcanização”, supostamente equilibrada, da obediência alarve aos emblemas de estimação.
É muito bem feita esta exclusão da arbitragem portuguesa do Mundial da Rússia, embora gente séria do apito acabe por pagar pelos pecadores. Que as mãos não doam à FIFA, já que as autoridades portuguesas se mostram cobardemente incapazes de pôr um ponto final a esta vergonha - dos emails lampiónicos do Paulo Gonçalves à fruta andrade do Pérola Negra e do “jornalismo” do Francisco J. Marques, passando por essa figura de opereta saloia e mal educada que, para mal dos nossos pecados, dirige hoje o (meu) Sporting. E outros, claro! 
Portugal não apita na Rússia? Deus não dorme, felizmente!

Sem comentários: