Um velho e querido amigo meu mandou este comentário a propósito do spot da GALP. Recebi-o por mail, mas não no blogue. Deixo-o à vossa consideração, para eventual ponto de partida de debate sobre o tema.
Pouco me importa como é distribuído o gás no Vaticano. Para mim o que é desumano é o aproveitamento do corpo de uma pessoa, para passar a mensagem da existência de uma botija de gás fácil de transportar. Não se trata de defender moralismos. Mas porque é que os criativos publicitários não produziram (mesmo que fosse com uma mulher) uma situação de quotidiano. Por exemplo, alguém que vai à loja e a quem o vendedor diz que já pode pegar na bilha e levar sózinha para casa. O que se passa naquele spot publicitário é simplesmente a exploração do corpo humano. E a minha pergunta é esta: qualquer um de nós, que reconhece atributos de qualidade àquela publicidade, gostaria de ver, na mesma situação, a sua mulher ou a sua filha? Se cada um de nós responder positivamente, em consciência, a esta questão, então poderá afirmar que a publicidade à «menina da bilha da GALP» está perfeita, exemplar. A propósito: todos sabemos (e não sejamos ingénuos) que ao empregarem a expressão da «menina da BILHA», os publicitários tiveram uma intenção, camuflada, para como que a provocar o animalesco dentro de nós. A própria composição cenográfica do spot pretende o quê? Finalmente, este comentário não pretende ser moralista. Porque reconheço a qualidade de bons spots publicitários de lingerie, nos quais são naturalmente «utilizados» mulheres bonitas...
5 comentários:
santiago... diz la a esse senhor, para se dirigir a galp em mertola e ver uma foto que esta la, e pergunte la a eles se nao gostaram de tirar a foto com a menina da bilha... ehe
Confesso que não era este tipo de participação que esperava, mas enfim...
Se te referes (parto do princípio que nos conhecemos) aos calendários, são um clássico, ainda que mais frequentes nas oficinas de automóveis. Vá lá perceber-se porquê.
Penso que a questão deve ser vista de outra forma! A mensagem que o spot quer transmitir é que a nova botija de gaz é tão leve, que até uma mulher o pode fazer.
Esta idéia é bastante mais grave do que a pretensa exploração do corpo humano! É, pura e simplesmente, rebaixar as mulheres a uma condição inferior, contra a qual têm lutado e que hoje em dia não faz qualquer sentido.
Actualmente as mulheres já exercem muitas profissões consideradas "para homens", porque não conseguiriam carregar uma botija de gaz?
E além disso, existem homens que também não conseguem transportar ao ombro uma botija de gaz! Eu, por exemplo, não consigo!
O mais estranho é que as próprias mulheres não levantaram a voz contra o spot!
Enfim...só para dizer que o tal spot é sexista, machista e de mau gosto (sem desprimor para a modelo, obviamente).
Concordo com o (a) anónimo (a) de cima...em minha casa quem carrega com a botija de gás sou eu!
Queria também dizer ao santiago que o primeiro senhor a comentar, não se referia ao "tipico" calendário, mas sim a uma foto que a "menina do gás" por aí andou a tirar na vila. No café Guadiana também está uma!...
Publicidade "porta-a-porta!
...em boa verdade tenho a "sorte" de o gaz me chegar a casa através da Lisboa Gaz...uma "sorte" que viraria "azar" se o gaz fosse entregue por gente "bonita", em mão...podem crer que invejava quem tal "merecesse". Num tempo em que, todos nós, estamos a ficar tristes, soturnos, feios...uma lufada de ar fresco q'até vinha a calhar...feitios !... J.Farelo.
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