sábado, 11 de dezembro de 2010

DOS RATINHOS À AZOUGADA

Na próxima quarta-feira, dia 15 (pelas 18.30), tem lugar, na Câmara Municipal de Moura, o lançamento de dois importantes livros:
.
O Castro dos Ratinhos (Barragem do Alqueva, Moura). Escavações num povoado proto-histórico do Guadiana, 2004-2007 - Luis Berrocal-Rangel e António Carlos Silva
Um conjunto cerâmico da Azougada. Em torno da Idade do Ferro Pós-Orientalizante da margem esquerda do Baixo Guadiana - Ana Sofia Tamissa Antunes
.
A apresentação dos livros estará a cargo do Prof. Doutor Carlos Fabião (Fac. de Letras - Universidade de Lisboa), numa sessão que contará ainda com a presença dos autores e do Dr. Luís Raposo, director do Museu Nacional de Arqueologia. As publicações são editadas pelo Museu Nacional de Arqueologia e têm o apoio da Câmara Municipal de Moura.
.
A monografia sobre os Ratinhos teve um apoio muito significativo por parte da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e por parte da EDIA.
.
Considero de especial importância iniciativas como esta. Porque aliam nomes de reconhecido valor da Arqueologia Portuguesa ao nosso concelho. Porque os trabalhos de valorização do Património passam pela investigação científica de qualidade. Porque o trabalho de grande nível que o Museu Nacional de Arqueologia tem vindo a desenvolver, desde 1996, sob a direcção de Luís Raposo, merece ser apoiado.
.
Considero também que é prestigiante para a Câmara Municipal e para o nosso concelho o estabelecimento deste tipo de parcerias e o alargamento do nosso quadro de contactos. Também a este nível tenho a certeza que estamos no caminho certo.
.
Do ponto de vista pessoal, e não dependendo estas matérias de nenhum dos meus pelouros, é uma oportunidade para encontrar colegas e amigos por quem tenho particular estima e respeito.
.

2 comentários:

Monge Soares disse...

Os autores dos livros foram convidados para o seu lançamento na quarta-feira?

Santiago Macias disse...

Foram, mas o percurso teve alguma "turbulência"...