quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CAMAS SEPARADAS

"Fizémos-lhe um upgrade no quarto", disse a senhora da receção. Explicou depois que o hotel tinha poucos quartos com camas de casal, porque os turistas eram quase todos nórdicos. Ainda mal ouvira o princípio do discurso quando a senhora continuou, com toda a clareza: "os alemães e os suecos pedem sempre camas separadas; não são quentes assim como a gente, que gostamos de dormir agarradinhos". Consegui ficar sério e limitei-me agradecer polidamente. Parti do princípio que a senhora fazia sondagens entre os clientes...



C'est l'extase langoureuse,
C'est la fatigue amoureuse,
C'est tous les frissons des bois
Parmi l'étreinte des brises,
C'est vers les ramures grises
Le choeur des petites voix.

O le frêle et frais murmure !
Cela gazouille et susurre,
Cela ressemble au cri doux
Que l'herbe agitée expire...
Tu dirais, sous l'eau qui vire,
Le roulis sourd des cailloux.

Cette âme qui se lamente
En cette plainte dormante
C'est la nôtre, n'est-ce pas ?
La mienne, dis, et la tienne,
Dont s'exhale l'humble antienne
Par ce tiède soir, tout bas ?

Jean-Honoré Fragonard e a sua Résistance inutile, que está, et pour cause, no Museu Nacional de Estocolmo. Mais Paul Verlaine e L'extase langoureuse... A senhora ainda teve oportunidade de clarificar que os franceses são um pouco mais parecidos conosco. Daí a escolha de hoje.

2 comentários:

Unknown disse...

há alguns anos com um amigo e colega associativo preparamos uma viagem a Andorra, para algumas atividades de escalada e compra de material para desenvolver a modalidade aqui na terra! alugamos um quarto de hotel pela internet... tudo normal, alugamos um carro e partimos. o quarto ficou em nome de um de nós, e como é obvio com camas separadas! ao chegar eu fui estacionar o carro no estacionamento do hotel e ele dirigiu-se á receção..., normal. na altura ele era bem mais solteiro do que eu e um rapaz bem parecido, quando cheguei á receção ele e a funcionária estavam a entrar em quimica, de tal modo que, nem ele nem ela, se importou com a minha presença... tive de intervir e dizer qualquer coisa! "Há algum problema!?"
ele olhou pra mim assim do tipo "isto vai ser bom..." e ela olhou pra mim e pra ele e tinha escrito no olhar ...ó não são gays!!!
dormimos todas as noites com as camas separadas mas ele já não fez nada dela...

Dulcineia disse...

http://www.lemonde.fr/vous/article/2012/10/20/sommes-nous-vraiment-faits-pour-dormir-ensemble_1778544_3238.html?google_editors_picks=true