sexta-feira, 9 de agosto de 2013

URBANO TAVARES RODRIGUES (1923-2013)

Texto hoje enviado à comunicação social pela Câmara Municipal de Moura:

A Câmara Municipal de Moura expressa o seu profundo pesar pela morte de Urbano Tavares Rodrigues, hoje, em Lisboa. Contava 89 anos de idade e encontrava-se doente há algum tempo.

Professor universitário e um dos grandes escritores portugueses contemporâneos, Urbano Tavares Rodrigues passou a sua infância e parte da juventude no concelho de Moura, terra que amava e considerava sua. Nos seus romances e novelas há frequentes referências ao Alentejo e ao seu povo trabalhador.

Urbano Tavares Rodrigues foi há alguns anos homenageado pela Câmara Municipal de Moura, que editou um livro sobre o escritor.

Democrata, Urbano Tavares Rodrigues foi perseguido pela ditadura fascista, tendo conhecido as prisões salazaristas e, mais tarde, sido forçado ao exílio. Regressou a Portugal depois da Revolução do 25 de Abril e continuou a escrever e a ensinar, prosseguindo até ao final da sua vida o combate por um País mais justo, fraterno e desenvolvido.

A Câmara Municipal de Moura transmitiu já  à família de Urbano Tavares Rodrigues condolências pelo seu desaparecimento.
 
  

Urbano Tavares Rodrigues foi presença solidária em Moura, ao longo de muitos anos. Intelectual de grande craveira teve, em vida, o reconhecimento que merecia. A Câmara Municipal de Moura está já a preparar uma sessão evocativa deste nosso conterrâneo.

Sem comentários: