segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ROMANCE, SEM MÉTRICA NEM RIMA, DO AUTARCA

Sem oito versos, nem métrica, nem rima. Mas "isto", entre quinta à noite e hoje ao meio-dia, foi de seguida. Ante a incapacidade poética de escrever um romance (o uso da combinação métrica homónima e tal nem pensar...), narro cinco dias intensos e recompensadores.

1.

2.


3.

4.

5.

6.

7.

8.


9.

10.

11.

12.

13.

1. Primeira paragem, na tarde de quinta-feira, com a abertura da Ágora Social. O espaço está a funcionar. A aposta da Câmara nesta área tem contornos claros e terrenos de intervenção mais que definidos. A Habitação é um domínio central neste contexto. Temos cerca de quatro dezenas de situações críticas a resolver. A maior estará solucionada durante o ano de 2015.

2. Sexta de manhã, deslocação a Portel. A Câmara Municipal está presente na Feira do Montado. O stand promove a Feira da Vinha e do Vinho, que terá lugar nos dias 6, 7 e 8. Mas o objetivo principal foi a participação na Assembleia Intermunicipal da Associação Transfronteiriça Lago Alqueva. Prepara-se o futuro próximo. 2014 já lá vai e 2020 está quase aí.

3. Reunião extraordinária de Câmara, pela tarde. Nada de especial a registar, para além da impreparação de algumas pessoas...

4. Festa do Centro Infantil Nossa Senhora do carmo, que cumpre 80 anos. Um momento agradável de festa, convívio e música.

5. Montaria na Contenda. Novos métodos de trabalho, novos modelos de gestão. Menos portas, mais aposta no futuro e a procura de uma crescente credibilização para a Herdade da Contenda.

6. Regresso a Moura, para intervir na sessão inaugural do encontro da JUVEBOMBEIRO. Poucas iniciativas me levaria a este blitz, sair da Contenda às 9, chegar a Moura às 9.45, falar na sessão de abertura e voltar a sair para Santo Aleixo às 10.20.

7. Regresso à Contenda. O balanço foi muito melhor do que se esperaria. Foi, sobretudo, importante registar a confiança e o otimismo que a iniciativa gerou. Próximo evento: dia 13 de dezembro.

8. No regresso, paragem na Amareleja. A obra do Pavilhão das Cancelinhas avança, de forma nítida. Em breve, será dado início à colocação da cobertura. Em meados de 2015, a Amareleja conta com mais uma importante infraestrutura.

9. Ao final da tarde, festa no Ateneu Mourense. Com o perfil da cidade, obra de Álvaro Fialho, a espreitar-nos, os amigos do grupo coral da casa puxaram pelas vozes, em jeito de convívio. Atrevi-me a fazer um pequeno registo, deixando as principais vozes na "invisibilidade"...

10. Ainda tempo, já com o dia a findar, para assistir à peça de teatro "Casamento por encomenda", pelo Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa. Há uma sala de teatro na Rua do Matadouro, em Moura. Que merece ser visitada.

11. Pensava ter mais uns minutos à volta da escrita, quando uma SMS do Nuno Santana me "intimou" apareçam por volta do meio-dia e meia. Almoço na Associação de Caçadores da Póvoa. Sai-se de lá com novo compromisso: 15 de fevereiro de 2015! Planeamento é isto...

12. Tarde curta na Câmara Municipal, antes de rumar ao Cineteatro, para assistir à exibição do filme Alentejo, Alentejo, de Sérgio Tréfaut. Há muita gente que descobriu o cante alentejano na passada semana... O cante é, em Moura, património de interesse municipal desde 2005.

13. Último momento da semana, antes de umas horas de paragem: celebrando o Dia da Restauração, em Santo Aleixo. Foi bonita a festa, pá! Muita gente na praça, o Hino nacional cantado pelas crianças das escolas, animação histórica e os grupos musicais da terra.

VOLTO JÁ.

Sem comentários: