quarta-feira, 24 de junho de 2009

SALÚQUIA

E desta vez não falo do bairro, mas sim do livro que Carlos Rico promoveu e organizou e da bonita sessão que teve lugar hoje de manhã na Adega da Mantana e no Cantinho da Música. Na presença do Presidente da Câmara e dos Presidentes da Juntas de S. João Baptista e de Santo Amador foi apresentado um livro que reflecte diversas interpretações da Lenda da Moura Salúquia, (re)vista pelo talento de alguns dos maiores nomes da BD portuguesa. Voltarei ao livro com mais detalhe assim que tiver um exemplar em meu poder. Os que estavam disponíveis destinaram-se, como é lógico, aos convidados.
.
Uma bonita surpresa estava-nos destinada na segunda parte da sessão, e onde a música marcou também presença. Rodeados por imagens da exposição sobre a Lenda da Moura Salúquia, pudemos ouvir a interpretação de duas peças: a primeira para fagote e piano (ou orquestra?), de Carl Maria von Weber (1786-1826), na interpretação de Joaquim Simões e José Souza; e depois uma peça para piano intitulada SALLÚQUIA e que foi composta por Alfredo Keil (1850-1907), autor da música do Hino Nacional. Sallúquia é uma bonita composição e que é bem filha do romantismo da época. Irá ser gravada e colocada à disposição de todos na página web da Câmara Municipal.
.
Obrigado Carlos Rico! Obrigado José Souza! Obrigado Joaquim Simões!


Contra-capa do livro (em cima) e reprodução da partitura de Sallúquia (em baixo)

2 comentários:

Anónimo disse...

...eu não sei de quem foi a idea, mas quem tem um Carlos Rico... de certeza absuluta que o livro vai ser um sucesso, parabens a equipa
que desenvolveu este projecto, bastante importante para Moura...

Anónimo disse...

É verdade concordo plenamente, foi um grande momento musical principalmente a peça a solo. Eu estive lá e confesso que há muito tempo não ouvia uma obra que me impressionasse tanto. O pianista José Souza sem dúvida que fez sobrassair a qualidade de uma obra tão maravilhosa. Continuem com mais eventos como este. Assim realmente vale a pena!!!