domingo, 22 de outubro de 2017

STARDUST MEMORIES Nº 14: ARQUEOLOGIA EM MOURA / 1990

Arrumações num escritório pouco usado nos últimos anos. O caos é total. A preparação, que agora inicio, de ensaios sobre o período medieval não ajudam muito a melhorar o panorama.

No meio da bagunça, caiu-me em cima (literalmente) o relatório das escavações arqueológicas no Castelo de Moura realizadas entre 6 de junho e 13 de julho de 1990... Quem colaborou naquela campanha? Entre outros amigos, Helena Pato (uma talentosa desenhadora, hoje funcionária do Centro de Saúde), Carlos Rico, Eduardo Moreira, Fernando Monteiro, Luísa Abade e Lino Pinto (trabalhadores da Câmara Municipal de Moura), Nuno Santinha (professor e que na altura tinha apenas 15 anos!) e Luís Jacob (à época futebolista profissional e hoje presidente do Moura Atlético Clube).


O Passado é o Presente na Lembrança

Se recordo quem fui, outrem me vejo,
E o passado é o presente na lembrança.
Quem fui é alguém que amo
Porém somente em sonho.
E a saudade que me aflige a mente
Não é de mim nem do passado visto,
Senão de quem habito
Por trás dos olhos cegos.
Nada, senão o instante, me conhece.
Minha mesma lembrança é nada, e sinto
Que quem sou e quem fui
São sonhos diferentes.

Ricardo Reis - "Odes" 

Sem comentários: