domingo, 29 de outubro de 2017

PADRINHOS DE LEITURA

A fotografia retrata o momento em que José António Oliveira, responsável pela Biblioteca Municipal de Moura, recebe a menção honrosa no Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2016. Houve apenas três bibliotecas distinguidas a nível nacional: Ílhavo, Sever do Vouga e Moura.

O que se distinguiu, no caso de Moura? O projeto PADRINHOS DE LEITURA. Um programa de promoção da leitura que envolve entidades públicas e privadas e as escolas do primeiro ciclo. O projeto (lançado por Zélia Parreira e continuado por José António Oliveira) tem sido um estrondoso sucesso de envolvimento das mais variadas entidades com a Biblioteca Municipal.

Cultura é coisa chata? Não me parece...

A parte triste neste prémio: o projeto PADRINHOS DE LEITURA não foi apoiado em 2016 e em 2017 pelo presidente da União de Freguesias de Moura e Santo Amador, Álvaro Azedo. Ou seja, o atual presidente da Câmara não pode, por razões financeiras (estamos a falar de 100 euros), apoiar um projeto de promoção da leitura. Ou seja, portas abertas, mas não para os livros...

Ver - http://dglab.gov.pt/premio-boas-praticas-bibliotecas-publicas-municipais-2016/

Sem comentários: