quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COLLEGE D'ESPAGNE

Foi extremamente interessante a sessão que hoje decorreu no Collège d'Espagne. O seminário Islam médiéval d'occident, organizado por uma unidade conjunta de investigação que reúne as Universidades de Paris I e IV tem este ano como tema as Constructions politiques, organisation et contrôle du territoire dans l’Occident islamique médiéval. E se o território de Beja, que apresentei, pode ser sempre interessante pelo seu exotismo - a realidade do nosso período islâmico é muito pouco conhecida fora de portas - tive a sorte de ter como colega de mesa Jean-Pierre Van Staevel, um historiador de grande categoria, que se debruçou sobre a região do Sous, no sul de Marrocos. Os alunos e professores presentes contribuiram para a animação da sessão com perguntas e observações, num debate que se prolongou para lá da hora prevista. Deve ter corrido bem, porque me convidaram para a próxima saison.
.
Parte menos boa: à saída falei na Casa de Portugal, que se encontra no mesmo complexo. Nenhum dos presentes tinha ouvido alguma menção a tal sítio. Isso dá razão a um lamento do embaixador de Portugal, escrito há dois meses. Sobretudo, e tendo em conta a visibilidade do Collège, torna-se evidente que o nosso "desaparecimento" é também o reflexo da falta de investimento das entidades oficiais (e não-oficiais) neste domínio. E sem investimento não há retorno.
.
.
Que imagem escolher para ilustrar este Islão do Ocidente? Tânger, cidade de rara beleza. Que o é por causa do porto, por causa da baía, por estar às portas do Mediterrâneo, pelos cafés do Petit Zoco. Cidade de má reputação, e pouco turística, conserva o charme das coisas que estão um pouco fora do tempo. Comprei este postal, por um preço escandalosamente baixo, em Setembro de 1999, num antiquário de Tânger. Foi uma forma de perpetuar no tempo a minha memória da cidade e para festejar o facto de termos (o Francisco Motta Veiga, a Conceição Amaral e eu) sugerido a cidade como local da Cimeira Luso-Marroquina. A exposição foi, em termos de carreira, importante. Mais importante ainda foram amizades que ficaram e que o tempo foi sedimentando.
.
Informação sobre o seminário:
http://www.diwan.info/spip.php?article483

Sem comentários: