sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

4 DE FEVEREIRO DE 1961

Faz hoje 50 anos que um grupo de nacionalistas angolanos levou a cabo ataques a um conjunto de objectivos na cidade de Luanda: Casa da Reclusão, Quartel da PSP e Emissora Nacional.
.
A data marca o início da luta armada anti-colonial em Angola. Seguir-se-iam os conflitos na Guiné (Julho de 1961) e em Moçambique (Setembro de 1964). Uma geração de jovens iria ser consumida no vespeiro da Guerra Colonial.
.
E, nunca será demais sublinhá-lo, as lutas de libertação em África acabaram por ser decisivas para a formação da nossa consciência política e para a lenta construção do 25 de Abril.
.
.
Este mapa existia nas nossas escolas primárias. A leitura é, hoje, kitsch e divertida.
.
Há um site com informação importante sobre a Guerra Colonial: http://www.guerracolonial.org

5 comentários:

Anónimo disse...

... " Uma geração de jovens iria ser consumida no vespeiro da Guerra Colonial."

... agora é consumida em números bem superiores, nas estradas de Portugal ...

LT

Santiago Macias disse...

Só podemos comparar o comparável.

Anónimo disse...

... obviamente que não é comparável e ambas são condenáveis, mas o que mais me chateia, exorciza-se a primeira e a segunda é tabu e esconde-se ...

LT

Anónimo disse...

Obviamente não pode comparar-se o que não é comparável...e não foi UMA geração de portugueses jovens que foi consumida naquela guerra injusta: foram VÁRIAS gerações! Infelizmente um dos primeiros actos desta tragédia foi o massacre dos colonos a 15 de Março de 61,também em Angola o que não deixa de fazer pensar um pouco, apesar de todas as atrocidades ancestrais cometidas pelos portugueses sobre os nativos. Não concorda?

Santiago Macias disse...

Claro que concordo. Duplamente. De facto, foram várias as gerações directamente envolvidas e directa ou indirectamente afectadas. E os massacres de 15 de Março, que mataram gente inocente, foram mais um passo numa imensa tragédia.