terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

JAFAR PANAHI

Chama-se Jafar Panahi, é iraniano e tem 50 anos. É cineasta, mas só poderá voltar a filmar dentro de 20. Assim diz o tribunal. Os próximos seis anos passa-os na prisão. Assim diz o tribunal. As acusações são difusas. Uma delas é de fazia filmes contra o regime.
.
Não é a primeira vez que o espírito independente de Panahi lhe traz problemas. Em 2003, durante uma escala de ligação, num aeroporto de Nova Iorque, foi algemado por se recusar a ser fotografado e a fornecer as impressões digitais à polícia de imigração. Acabou recambiado para Hong-Kong. That's freedom, pal.
.
Odeio teocracias. Não suporto regimes de partido único. Não tolero polícias da criação artística, científica ou literária. Nunca vi nenhum filme de Panahi, mas só a ideia de alguém estar preso por crimes de pensamento me deixa em estado de profunda revolta.
.
O Governo da Pátria não tem nada a dizer? A Assembleia da República também não? Os partidos também não?
.

4 comentários:

Curioso disse...

Off-the-record:
Santiago, cheira-me a post com muitos comentários... E provavelmente nada abonatórios ao PC!

Santiago Macias disse...

Amigo AMC
O comentário é mesmo em off?

Curioso disse...

Caro Santiago, aparentemente eu estava errado. Até agora não tem havido comentários...

Mas caso queiras poderás pôr em "on". Fica ao teu critério. No entanto não era minha intenção levantar polémicas onde ainda não existem!

Anónimo disse...

Pois é, mas isto de estar preso por delito de opinião é mal antigo.Certamente que o tom que colocou no seu último artigo neste blog não se enquadra muito com o que agora é sustentado;pelo menos o partido que suporta o jornal em causa não comungará da mesma perspectiva de encarar o mundo e bem assim da liberdade e direito fundamental de opinião e de expressão livre do pensamento.