segunda-feira, 15 de abril de 2013

ENTRE A KETCHOUA E SIDI RAMDANE

Em todas as ruas te encontro

Em todas as ruas te encontro
Em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto, tão perto, tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura

Em todas as ruas te encontro
Em todas as ruas te perco



Lembrei-me de Cesariny por causa da fotografia de Atget. E lembrei-me desta fotografia (minha) por causa de Atget. Tirei-a em 2004, na primeira vez em que pude cruzar a casbah de Argel. Anos antes o percurso fora-me vedado pela polícia (v. aqui). Não recordo o local exato em que a tirei, mas lembro-me, com detalhe, do silêncio do bairro naquele fim de tarde, do pano azul e branco na porta e da chuva miudinha que caía.

A Ketchoua e Sidi Ramdane são duas mesquitas. A primeira fica na casbah baixa, a segunda na alta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em todas as ruas te encontro

Em todas as ruas te perco

conheço tão bem o teu corpo

sonhei tanto a tua figura

que é de olhos fechados que eu ando

a limitar a tua altura

e bebo a água e sorvo o ar

que te atravessou a cintura

tanto, tão perto, tão real

que o meu corpo se transfigura

e toca o seu próprio elemento

num corpo que já não é seu

num rio que desapareceu

onde um braço teu me procura




Em todas as ruas te encontro

Em todas as ruas te perco