sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

HERMANOS VARGAS

A primeira vez que me cruzei com os Hermanos Vargas foi nas páginas da Aperture. Apesar de fascinado com as fotos nocturnas de Arequipa, deram em nada várias pesquisas na net assim como as buscas nos ficheiros de bibliotecas especializadas. Não havia um único livro publicado. O ano passado cheguei mesmo a contactar um amigo peruano, eminente sismólogo na Universidade de Lima, que pôs meio Peru à procura de um livro que, de facto, não existia.
Afortunadamente, em meados de 2008, a Fundação Seoane (A Coruña) anunciou a montagem de uma exposição sobre os Hermanos Vargas.
a
Carlos e Miguel Vargas Zaconet nasceram em Arequipa em 1885 e 1887, respectivamente. O estúdio de arte Hermanos Vargas esteve aberto até 1958. Deixaram mais de 10.000 negativos, de onde se destacam os trabalhos realizados entre 1910 e 1930. São retratos e imagens de festividades, fotografias de artistas, militares e individualidades da época. São, sobretudo, as enigmáticas imagens nocturnas da cidade natal. Aqui fica uma pequena amostra, a começar por um auto-retrato da dupla.
a
Tentei, em vão, encontrar o catálogo da exposição comprado na Coruña. Perdemos com facilidade aquilo que, por vezes, tanto procuramos. A assombração dos Vargas continua a pairar por aqui.
Mais dados em:







Sem comentários: