sábado, 2 de janeiro de 2010

150.17

.
150.17 - era essa a cota das águas na barragem de Alqueva às 10 horas de ontem. Ou seja, estamos perante o máximo armazenamento até hoje conseguido, e desde o fecho das comportas. A água acumulada equivale a 91% da capacidade da barragem.
.
Gostava que dessem agora um passo em frente todos os teóricos que, munidos de estudos irrefutáveis, garantiam que a barragem nunca iria encher.
.
Falta ainda cumprirem-se as expectativas de desenvolvimento que se criaram em torno de Alqueva. Tenho as maiores e mais fundadas dúvidas. Sobretudo depois de tudo o que assisti durante a fase de discussão do POAAP.
.
Veja-se, embora os dados se reportem a dia 30 de Dezembro, o site da EDIA: www.edia.pt

10 comentários:

Alexandre disse...

Eu gostava era de ver a barragem servir para a agricultura e não tanto para o turismo náutico, que me parece ser bem o destino que muitos lhe dão. Nada contra, mas também me parece que daqui a não muitos anos andaremos ó tio ó tio por pão para a boca..

Anónimo disse...

E para alguns essas expectativas de desenvolvimento passam pela criação de uma praia fluvial (!?). Se bem me lembro de uma Reportagem que passou, há uns tempos, num dos nossos canais televisivos (e fazendo crédito na veracidade dos estudos e exames à qualidade da água), estariamos a promover o chamado "turismo de esgoto"...já que os nossos vizinhos espanhóis usam o rio como o seu wc privado, entre outras coisas...!
Acho que o pessoal que de vez em quando se sai com essas ideias inovadoramente fantásticas, deveriam ter direito à exclusividade dos primeiros banhos.
Já agora agradeço, antecipadamente, os convites para caldeiradas de peixe do rio... mas também passo.

BB

Curioso disse...

Recordo quando a Barragem foi construida e discutida vezes sem contas sobre a sua utilidade e se alguma vez encheria. Houve um estudo que garantiu que tendo em conta a pluviosidade média anual no Alentejo, a Barragem levaria cerca de 50 anos a encher. Se não estou em erro, no ano da inauguração a Barragem conseguiu logo um cota aceitável (não terá enchido totalmente, mas ficou lá perto).

Anónimo disse...

A barragem a nós mourenses não trouxe nada e nem vai trazer. Para Portel e Reguengos acredito.
Agua e betão as pessoas podem ver em qualquer lado isso não atrai turismo. O que atrai turismo são infraestruturas e actividades em volta deste empreendimento e isso é tudo o que falta no lado de cá do rio, é triste mas é verdade. Infelizmente nem para a gricultura quanto mais para o turismo.

AM disse...

Água já temos, agora falta o resto (que é muito...).

Anónimo disse...

Pois é, o Guadiana que eu saiba joga na "Liga Sagres", sendo sem dúvida um dos grandes. Lembro-me perfeitamente nos anos (7o) penso que 77 0u 78 da quantidade de máquinas que ficaram submersas, porque os construtores subestimaram as capacidades desse Gigante Guadiana.O Guadiana tinha-lhes acabado de dar as boas vindas vestido com uma capa e a fama de "riacho". Depois acabaram por vê-lo com outros olhos, e a prova é que a barragem encheu de um dia para o outro. Hoje temos água para dar e vender, seja para rega, turismo, caldeiradas, etc... e venham mais vertentes que bem valoriza a região.

Unknown disse...

"gostava que dessem agora um passado em frente" ????

Santiago Macias disse...

Ena, é verdade! Escrevi mesmo essa asneira, entretanto corrigida. "Um passado em frente" é dos tais disparates com contornos psicanalíticos...

Anónimo disse...

05/01/2010 - 23:00 - 151.44

Watergate

Anónimo disse...

Tal como eu Anónimo, o Sr. Anónimo que enviou a mensagem em devia querer que a barragem estivesse á sua porta. Assim podia pescar sem se deslocar.
Quero eu dizer que a barragem favorece Moura em muitas áreas,a não ser que o muro de betão seja unicamente para fazer subir as águas lá para os lados de Alqueva, Portel e Reguengos e assim poder pescar no Alto Alentejo. Ideias , idéias, e a água da barragem vem até Moura CONCETEZA.