sábado, 16 de janeiro de 2010

MANUEL ALEGRE

O histórico dirigente socialista Manuel Alegre declarou a sua disponibilidade para ser candidato à presidência da república. Traduzindo de forma mais clara: Manuel Alegre vai ser candidato.
.
O Bloco de Esquerda, que dispara mais rápido que a própria sombra, já veio declarar o seu apoio à candidatura.
Vitalino Canas, do PS, já veio dizer que essa candidatura dividirá seriamente o PS.
José Lello, do PS, já veio dizer que “não posso comentar uma coisa que é a ele que lhe diz respeito. Não me empenharei nem vou obstacularizar [a candidatura], é um problema dele. Não sou entusiasta dessa candidatura, portanto é-me relativamente indiferente”.
Vítor Ramalho, do PS, já veio cinicamente dizer que não pode comentar o que não existe.
Renato Sampaio, presidente da Federação Distrital do Porto do PS, já veio dizer que a sua posição “é a posição oficial do partido” (ainda bem que ele não é do PCP, senão caia-lhe toda a gente em cima, assim o que Sampaio diz é apenas disciplina partidária...).
.
Isto promete.
.

12 comentários:

oasis dossonhos disse...

Penso que o Poeta deveria dedicar-se mais à Poesia, a ver se a bota batia com a perdigota, pois o que fez anteriormente não me parece que lhe proporcione de novo o milhão de votos (nenhum meu) que desbaratou, continuando na Assembleia e a engolir sapóides gigantes. A sua atitude fez-me então entregar todos os livros que tinha dele a uma Biblioteca.
Espero que haja outro candidato com mais interesse, senão terei de votar outravez em Maria de Lourdes Pintassilgo. Pois deste PS nem bom vento nem candidatos credíveis. É uma (a minha) opinião.
Abraço
LFM

Anónimo disse...

Quando eles nao se entendem dentro do mesmo partido....e porque a coisa esta passima.E mais nao digo porque o meu chefe nao deixa.

Anónimo disse...

Não sou tão radical como o Oásis e vou deixar os livros do Manuel Alegre na prateleira. Acho que foi com o livro “A Terceira Rosa” (escrito em prosa) que descobri, pela primeira vez, o seu enorme talento enquanto escritor e poeta. Pressinto, no entanto, que a sua sensibilidade literária não anda de mãos dadas com a sua sensibilidade política.
Será, seguramente, confortável votar contra as propostas do seu Partido quando existe um entendimento dissimulado, para que Manuel Alegre permaneça como o último reduto de um socialismo que já poucos conseguem ver no seio do PS. Penso que ele tem uma frase mais ou menos deste género: “Poeta é aquele que acha que consegue mudar o mundo com as palavras”; Esta frase aplicada à política, não fará grande sentido…Na política, as palavras que não se concretizem em acções, de pouco ou nada servem os anseios e os interesses legítimos das pessoas…e é na contradição entre umas e outras que reside o descrédito geral na política.
Confesso que o seu comportamento político, pouco coerente, dos últimos tempos, não me convence. Como já foi dito, algures, neste blog, Cavaco Silva poderá ser um enfadonho de todo o tamanho – aliás, qualquer um adormece perante tanta apatia presidencial – mas, ao menos, manteve um estilo concordante ao longo de todo o seu percurso político.
Não me surpreenderia se estas aparentes contradições internas, não passassem de meras encenações…para que, no final, todos comemorem a vitória “alegremente”…
Independentemente destas considerações, dependendo dos candidatos e respectivas propostas politicas que se apresentem às eleições, em alternativa à tradicional cruz no respectivo quadrado do boletim de voto, sempre podemos optar para libertar o Kadisnsky que existe em cada um de nós…

BB

Anónimo disse...

"quando eles não se entendem..."??? parece que nãó é uma questão de se entenderem, parece que por alí há liberdade dos militantes se candidatarem se assim o entenderem, coisa impensável no PCP onde comite ordena quem é o candidato e os militantes obedecem e ai do militantes que se fosse candidatar era logo "expulso"

Santiago Macias disse...

Kandinsky é, sem dúvida, uma boa sugestão! Fica o registo. Quanto ao percurso errático do nosso poeta, não podemos estar mais de acordo.

Para o/a último/a anónimo/a:
Para a descrição do tenebroso ambiente do meu partido ficar completa só falta a parte de comermos criancinhas ao pequeno-almoço e a da injecção detrás da orelha. Tirando isso, é mais ou menos como diz.

Santiago Macias disse...

E para o Luís Filipe:

Fui apoiante e militante da campanha da Pintassilgo. Mas devo dizer-te que não caio noutra. Aquilo foi tudo muito festivo, muito giro, mas depois a senhora tomou as posições que tomou e estacionou onde bem sabes.

Quanto ao candidato do PCP (não me passa pela cabeça que não tenha um) terá de ser um nome forte. Se for um para fazer figura, coisa que já aconteceu no passado, é melhor votar na Carmelinda Pereira. Até porque já se viu qual a estratégia do Bloco.

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 16h44:

"Lisboa – O PS vai expulsar os militantes do partido que concorreram como independentes às eleições autárquicas. Renato Sampaio, líder da distrital do PS/Porto, diz que se trata do «cumprimento dos estatutos do partido».
Conforme avança o Jornal de Notícias (JN), serão cerca de uma centena de militantes que poderão ser expulsos do PS, em Valongo, Porto e Matosinhos".

Aconselho-o a ler bem os Estatutos de qualquer Partido, antes de se inscrever (se é que já não está inscrito) em algum...! Evita dizer tantas asneiras seguidas...
Agora pergunto eu: Pondera-se expulsar 100 militantes com esse argumento e o Manuel Alegre está acima dos Estatutos porque existe liberdade dentro do Partido...? Agora alguém vai ter que me explicar esta, como se eu fosse mesmo muito burra...

BB

Santiago Macias disse...

Bem dito, camarada!
Embora eu te confesse que, quando há meses, pedi para aderir ao PCP, não tenho lido os estatutos. Estas coisas têm sempre uma forte carga sentimental. Depois, e como tenho um problema de indisciplina endémica, achei melhor não os ler. Antes que chegasse à conclusão que não me iam aceitar...

Anónimo disse...

Acho que o camarada Santiago ficaria, agradávelmente, surpreendido com os Estatutos.
Podemos, em teoria, ser os mais "internamente" indisciplinados, desde que haja respeito pelas ideias próprias de cada um. Óbviamente, que se as nossas posições forem minoritárias, não podemos querer que as mesmas se soprenham às posições defendidas pela maioria. Não é a isto a que chamamos democracia? Tal como acontece em qualquer órgão autárquico, associativo...etc. É só pesquisar "Estatutos do PCP" e lê-se em 15 minutos (uma coisa que supostamente estaria fechada a 7 chaves e elaborado com artigos obscuros e sinistros). Nunca lá encontrei nenhuma referência às injecções atrás da orelha e a pequenos-almoços que incluíssem inocentes criançinhas..., mas também pode ter sido uma simples distracção minha...


BB

Anónimo disse...

Santiago com franqueza..Candidato forte do PCP só tinhamos dois o Miguel Ramalho e o Rui Mateus, mas eles borraram a opa toda O melhor mesmo é apoiarmos o Manel para que o Louça não venha a dizer que os votos do Manel são quase todos do bloco. O que dizes?

Santiago Macias disse...

Um bom disposto, este rapaz das 11.16 (peço desculpa se me equivoco no género)...

Quanto à pessoa que me mandou "aquela coisa" às 12.08 só lhe posso dizer uma coisa: não se dê a esse tipo de maçadas.

JF disse...

O Manuel Alegre gosta é de ser afôfado. Criticou à boca cheia aqueles que ele chamou de "politicos Profissionais" desde o 25 de Abril, curioso mas ainda não lhe conheci nenhuma outra profissão que não fosse a de politico... pronto escreve também umas larachas e publica uns livros mas isso não conta.
Nota curiosa durante o antigo regime alguns oficiais que iam cumprir serviço militar para as ex-colónias levavam carimbado a rosa no seu processo a sigla "PS" que significava na altura Politicamente Suspeito. este partido utiliza a mesma cor e a memsa sigla...coincidências ou os membros do antigo regime previam o futuro.