quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PITA AMEIXA: à descoberta do concelho de Moura

E chega Pita Ameixa às terras de Moura e afirma à comunicação social esperar que o município de Moura, por ser liderado pela CDU, não crie obstáculos ao desenvolvimento da freguesia de Amareleja, cuja Junta de Freguesia é, desde as últimas eleições autárquicas, liderada por um movimento de independentes.
.
Fico sempre fascinado com estes descobridores. Pita Ameixa aventurou-se em território desconhecido e descobriu coisas. Primeiro, já encontrou o caminho para a Junta de Freguesia de Amareleja. Em anterior deslocação à freguesia não conseguiu lá chegar. Depois, descobriu também o caminho aventuroso e difícil para o Sobral da Adiça. Entretanto, e no meio do périplo, divertiu-se a debitar umas banalidades e umas jonglerias absolutamente confrangedoras sobre o que já se fez noutras freguesias e noutros concelhos. Há coisas na nossa região que são assim. Uma delas é que, a par das coisas boas que temos, somos, de quando em vez, fustigados pelo pita-ameixismo.
.
Faço votos que o deprimente Pita Ameixa encontre, em futura vinda a estas terras longínquas, o caminho da Câmara Municipal de Moura. Não por razões de solidariedade política, institucional ou pessoal. Mas apenas por uma questão de boa educação.
.


Chapéu colonial - modelo que aconselhamos ao explorador Pita Ameixa em próximas aventuras no concelho de Moura. Está de acordo com um certo modo de descobrir o mundo desconhecido. Para a capacidade de debitar asneiras não há chapéu que lhe valha...

21 comentários:

Anónimo disse...

e já agora há outros chapéus coloniais que pode oferecer, a saber:
1 - ao grande ditador Fidel Castro - publique no seu blog, a noticia de ontem do correio da manhã - que refere que o estado Cubano fica com 80% do salário dos médicos que exercem em Portugal. Leia. Uma sugestão para colocar no texto porque não todos aqueles que simpatizam com o regime citado, colocarem também 80% do seu salário ao dispor do Estado Português.Se calhar acabavasse a hipócrisia.
2 - aos visados que são hoje noticia principal da rádio Pax - publique também a notícia - Afinal...Ai se fosse com outros partidos, o que diria o partido visado.
Se muitas vezes por um boato criam uma história, com uma história o que criariam?

Dulcineia disse...

Ja agora, quem é o Pita Ameixa ?

Anónimo disse...

Lawrence da Arábia, Pita-Ameixa de Moura.

Santiago Macias disse...

Para o/a anónimo/a:
Olha, parece que se xatiou!!!
Caalmaaa...
Não sei se o Fidel veio à Amareleja. Acho que não. Se viesse não diria tanto disparate, decerto.

Para a Dulcineia:
O P.A.? Foi presidente da câmara de Ferreira do Alentejo. É deputado. Nunca fez carreira profissional digna de registo.

Anónimo disse...

Quanto às declarações do político referido neste post: Sem comentários…! Estão ao nível das declarações de quem ganhou recentemente uma Autarquia e diz que, finalmente, se vai assistir ao respirar da democracia que, no seu entender, nunca existiu em determinada cidade…
Relativamente ao primeiro comentário do Anónimo só me ocorre dizer: Infelizmente poucas coisas, nesta sociedade, já deixaram de ser negociáveis. Pessoalmente, estaria disposta a negociar com o Estado Português uma percentagem do meu salário em troca de: ensino totalmente gratuito, incluindo um curso superior (nem precisava ser daqueles concluídos ao domingo); saúde pública gratuita até ao final da vida e direito a habitar uma casa do Estado, sem pagamento de quaisquer prestações. É claro que, nessa percentagem, já estaria incluído o valor que descontaria, mensalmente, com impostos, sistemas de saúde, etc., etc… Fazendo bem as contas, ainda era capaz de sair beneficiada. Mas claro… partindo do pressuposto que teria alguma base de negociação e que não estaria integrada naquela maravilhosa percentagem de desempregados em Portugal.
Nem sei porque se dão ao trabalho de ir buscar exemplos a Cuba, quando temos um país tão exemplificativo, a todos os níveis…
Será falta de vista?
Já dizia o outro: "Chapéus há muitos..."


BB

JF disse...

Só o apelidao diz tudo. Ameixa toda a gente sabe que é um fruto da ameixeira e quando se comem em demasia provocam desarranjos intestinais... digamos que dão vontade de obrar, o efeito dele quando fala é o mesmo. Quanto ao "pita" designa uma galinha nova e toda a gente sabe que as galinhas não primam pela sabedoria e novas então...ui ui.

Anónimo disse...

Caro Santiago parece que tem alguma coisa contra o Ameixa, mas ao menos o Pita Ameixa, deputado eleito pelo PS no distrito de Beja deslocou-se ao concelho de Moura concretamente, agora a Amareleja e Sobral por ocasião das inundações, o que não acontece com o deputado da CDU por Beja José Soeiro que ainda não deve ter encontrado o caminho. Abraço

Anónimo disse...

A forma como o Santiago descreve o Pita Ameixa á Dulcineia é muito maldosa. Qual foi a carreira Profissional, digna de registo do Secretário Geral do PCP Jeronimo de Sousa? e a de José Soeiro? e a de Miguel Ramalho? e dos outros "profissionais" que nunca conheceram outra profissão que não fosse a de funcionários do Partido. Ambos conhecemos muita gente em todos os Partidos que nunca tiveram carreira profissional, não vamos atirar pedras aqueles que não gostamos, fica mal,ainda para mais essas pedras serem atiradadas por alguem que quer ter um estatuto social e profissional acima dessas tricas.

António Baião disse...

Boa tarde,

Será que todos os políticos profissionais são assim???...
Na vida, para além das Voltas Partidárias, nada sabem fazer, mas com uns empurrões daqui e outros dali, (motivados pelos favores dentro do PARTIDO), lá conseguem ir subindo, de presidentes da Câmara a Deputados, de Deputados a Sec. de Estado...
Lixados estamos todos os que temos de trabalhar, pois para que isso aconteça temos de saber fazer algumas coisa, ou melhor ou pior...
Não os invejo, apenas tenho pena do PAÍS que não sabe distinguir os Políticos dos politiqueiros...

Cumprimentos,
António Baião

Santiago Macias disse...

"essas pedras serem atiradadas por alguem que quer ter um estatuto social e profissional acima dessas tricas".

Calma aí. Não quero estatuto social acima nem abaixo de quem quer que seja. Carreira profissional tenho, e é fruto de muitos anos de trabalho.

As referências a camaradas meus têm tiques "classistas". Nem todos tiveram a possibilidade de estudar. O José Soeiro esteve no exílio, o Jerónimo de Sousa é operário. O deputado PA teve, como eu próprio, a possibilidade de estudar. Só que depois...

Anónimo disse...

Só que depois o quê? O senhor é doutorado e o Ameixa não vale nada? Já agora acabe a frase...

Unknown disse...

Li todos os comentários e fez-me lembrar quando era miúdo e ia com a minha avó dar comer ás galinhas..., Ela dizia: pita, pita, pita, pita, pita, e as galinhas apressavam-se a correr ao melhor bocado, até se bicavam, eu adorava ...

Santiago Macias disse...

Já que insiste:
só que depois há quem se dedique à política como profissão única e sem mais nada saber fazer.

Questão importante, decisiva mesmo:
Não são os graus académicos que definem as pessoas.

antonio caeiro disse...

se calhar Pita Ameixa quando fez esse infeliz comentario tinha em mente aquilo que são as regras do seu partido,(PS) porque esse sim quando esteve na camara de moura criava obstaculos as juntas de freguesia que não eram da sua cor, estou-me a lembrar do corte que fizeram as verbas mensais tranferidas para safara logo que tomou posse a equipa do ps liderada por Sr Jose Duarte ou a descriminação por parte do presidente de então Manuel Mestre da banda de musica de Amareleleja num encontro de bandas realisado em Safara.

Anónimo disse...

Este não é o "meu" Santiago
Podes não gostar do Pita Ameixa por questões ideológicas ou politicas, mas recuso-me que as considerações que fazes são pessoais.Percebo por um lado que tenha sido ele o homem que conseguiu levar o PS no distrito a conquistar aquilo que seria impensável há pouco tempo.OU mérito próprio ou demérito da CDU. Mas tu Santiago sempre te vi com outra abertura e o Pita Ameixa até tem caracteristicas de pessoa afável, n~~ao gita, não lança atoardas e acima de tudo sempre foi um politico sério, trabalhaor e competente, tal como o está ser como deputado. Não ir à Câmara nesta altura não é pecado, como não foi pecado o José Soeiro vir várias vezes a CUba e não vir à Câmara. Mas o Pita Ameixa é um homem muito culto. Pode não saber de arqueologia, como tu não perceberás doutras coisas e nem por isso deixarás de ser culto.O Pita ameixa é tão politico quanto tu-Ele é advogado e foi-o de profissão, tal como tu também teve um percurso semelhante. Trabalhaste e estudaste muito, eu sei, não duvido, mas sempre contaste com a ajuda da Câmara da Câmara de Mértola.
E dares grande valôr ao teu camarada José Soeiro só porque esteve exilado, j´s pareces os do antigo Comité que uma das condições para pertencer era ter sido preso ou ter fugido. Já pensaste bem se assim fosse como se justificava que o teu Amigo Cláudio tenha fugido da ditura fascista, para ir à Roménia apoiar a ditadura mais sanguinária do leste?
Já agora já pensaste bem nesta vaga de camaradas que lideram o PCP distrital?Se foi assim em Beja como vamos sair?

Santiago Macias disse...

Não sei se sou o "teu" Santiago...
Mas fiquei deveras sensibilizado com a ternura da descrição do sr. deputado.
Nada mais.

Anónimo disse...

Na AR José Soeiro apresenta-se como Operário Agricola. Exilado não é profissão. Mas de Operário Agricola? só por ter falado com os operários agricolas quando esteve no sindicato a mando do PCP. A carreira de Operário do seu Secretário Geral foi enorme, passou de aprendiz de serralheiro a deputado depois de ter aderido ao PCP após o 25 de Abril.

Anónimo disse...

Só agora tive oportunidade de ver todas as intervenções.A polémica estalou como era natural, por que esta não parece ser a prática do Santiago. Ou não conhece o Pita Ameixa ou não gosta mesmo dele.E as reacções não se fizeram esperar por que as munições estavam lá todas.Comparar deputao José Soeiro ao Pita Ameixa é desonestidade intelectual, a não ser que não se conheça as duas pessoas. Há pessoas que não estudaram como Soeiro não foi por que a familia não podia, foi opção dele. O 25 de Abril já foi há muito e nada o impedia de se cultivar. Só que a opção dele foi apenas politica de comissário politico ao serviço do PCP e da triste reforma agrária que serviu para o que se viu.Santiago foi infeliz, muito infeliz e não vá por aí que esse não parece ser o seu estilo- de pessoa ponderada, respeitadora e civilizada.
E estou tão à vontade para falar do dep. Pita ameixa qu até parece que o defendo, sem ser da área dele. Mas temos de ser justos e o Pita Ameixa não mereceessa su apreciação, nem o Santiago mereceia este reparo.

Santiago Macias disse...

Para encerrar, de vez, o tema, deixo estas duas notas:

1, Tenho ainda na memória as asneiras, a roçarem o insulto, do deputado Pita Ameixa sobre o processo da central fotovoltaica;
2. Melhor ainda. Convidada que foi Sua Excelência para a cerimónia de início das obras da fábrica resolveu confirmar a presença junto de uma Direcção-Geral. Não passou cavaco à Câmara, causando em cima da hora uma série de embaraços e de problemas de protocolo.

Não tenho, de facto, simpatia especial pela pessoa em causa. E então?

Anónimo disse...

Também mesmo para terminar:
Todos temos razões uns dos outros onde não gostámos do que nos fizeram. Uns situações pontuais, outros premeditados cujo objectivo é ofender. Parece-me que estas duas notas não seriam razões para ataques tão violentos.Por acaso o Santiago já se deu ao trabalho de saber se a Cãmara de Moura não deu razões àuele deputado também para se sentir ofendido?
Em jeito de remate final e mais não digo, penso eu gostando pessoal e politicamente de ambos, não há razões para dar continuidade a este azedume. O Baixo Alentejo, cada um na sua área precisa de vocês.
Um abraço aos dois

Anónimo disse...

Aproveita Santiago e ensina ao teu camarada soeiro o caminho da Câmara de Mértola é que ele também só sabe o da ADPM quando cá vem.