quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MÉRIDA

A avaliar pela ausência de comentários, a matéria fotográfica não é a que mais interessa a quem passa aqui pela Avenida. Menos mal que o autor do blogue gosta de fotografia.
.
Esta tem uma pequena história: na Primavera de 2002, em plena "crise criativa", e a um passo de abandonar o projecto de tese, fugi para Mérida durante quatro dias. Para quem se interessa pelo passado islâmico é assim meio contraditório ter passado tantas horas dentro do Museu Romano. Mas precisava do silêncio e de um sítio fotogénico para me servir de pretexto. Esta fotografia foi das últimas a serem feitas. Já só me restavam rolos de baixa sensibilidade (salvo erro, o Delta 100). Resolvi testá-los, e à velha Nikon FM2, enquanto esta vigilante do museu se passeava para trás e para a frente. A definição, e a própria fotografia, não são nada por aí além, mas a sombra do gradeamento dá algum dramatismo à imagem.
.
.
Sobre o Museu de Mérida, um belo projecto de Rafael Moneo (imagem em baixo, do blog uma espécie de coiso) ver:
http://museoarteromano.mcu.es/
.

9 comentários:

Anónimo disse...

Pronto vamos lá comentar esse preto e branco.

Podias ter feito a imagem ao alto,não respeitas os terços na foto e devias ter deixado mais espaço no lado esquerdo para onde a senhora se dirige.
Pronto já está:)

Curioso disse...

Ah! Mas nós gostamos dos artigos sobre fotografias, arte, filmes, etc. Só não temos, bem, eu pelo menos não tenho, sensibilidade para comentar ou criticar algo que me utrapassa.

Quanto toca a politica e futebol todos nós temos um pouco de politico e de treinador de bancada!

Abraços!

Anónimo disse...

normalmente as fotos que vejo por aqui são boas...
gosto especialmente dos contrastes de luz e do desapercebido das cenas...

Santiago Macias disse...

OK, obrigado pela participação. Para o primeiro comentador: ao alto ali não dava mesmo; não respeito os terços, não senhor e não podia deixar mais espaço que "batia" numa parede. Limitações de uma lente fixa 50/1.8 (e de quem a manobra, bem entendido), ainda que de grande qualidade. Podia ter reenquadrado a imagem (não tenho nada contra) mas preferi deixar assim.

Anónimo disse...

Não é falta de interesse, é mesmo ignorância.
Nestas alturas, o silêncio fica-nos tão bem...:)

BB

Dulcineia disse...

Ainda bem que nos "legendaste" a foto a preto e branco porque eu pensava que era um guarda de uma prisao a fazer a "volta"...

Ja agora, andas com uma especial atracçao pelos romanos.

Anónimo disse...

Amigo Santiago.
À primeira vista e sem ter lido o texto parecia-me um biblot em cima de uma mesa com aquelas toalhas de mesas de plástico aos quadrados, que se compram a metro aqui no Canudo, no Louceiro, na Isalinda ou no Pica Jr.
Depois de lido o texto, fiquei a pensar e das duas uma, ou eu não percebo nada de fotografia ou contrariamente às outras tuas fotos, esta foto é realmente muito má. Provavelmente as duas coisas.

Votos de bom fim de semana.

Watergate

Santiago Macias disse...

Caro amigo Watergate

O Brejnev tinha tanto sentido de humor que coleccionava as anedotas que circulavam a seu respeito. Infelizmente, e segundo se diz, também coleccionava autores de anedotas.

"esta foto é realmente muito má", comentário do Watergate.

Deixa lá, eu não sou como o Brejnev e continuo a ser teu amigo. E não serás penalizado, seja a que título for, por causa de uma afronta destas.

Abraço
SM

Anónimo disse...

Comentei a foto com o blá blá blá dos 1/3 etc etc..mas discordo do "Watergate".

As fotos são como as mulheres...."são todas boas algumas é que são óptimas".