terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SIGHT AND SOUND

Qual é o melhor filme do mundo? Quais são os melhores filmes do mundo? A resposta - uma das respostas, melhor dizendo - é dada de 10 em 10 anos, desde 1952, pela revista britânica Sight and Sound. Cineastas e críticos de muitos países (nenhum português, sorry) votam e elegem. Uma passagem pelas diferentes escolhas dá-nos a medida das flutuações dos gostos, que são também flutuações estéticas, políticas, sociais etc. A lista de 2002 é a mais politicamente correcta de todas. Faltam ali filmes, creio eu, mas não sou cineasta nem crítico.
.
Esta iniciativa deve-se boa parte da sua celebridade ao espírito empreendedor de Penelope Houston, editora da revista entre 1956 e 1990. É a autora de O cinema contemporâneo, ensaio sobre o cinema do pós-guerra. Foi editado há muitos anos na Ulisseia (salvo erro) e tornou-se um dos livros mais importantes da minha juventude. O estilo gracioso e flamboyant de Penelope Houston é uma lição de escrita e de comunicação. E pelas suas páginas passa um profundo conhecimento da História do Cinema.
.
Não há nenhum filme português no top ten. Ainda assim Charles Tesson, editor dos Cahiers do Cinema, considera Francisca, de Manoel Oliveira, um dos dez melhores filmes de sempre.
.
A partir de amanhã começarei a divulgar aqui na avenida excertos dos dez melhores filmes.
.

Site da revista: www.bfi.org.uk/sightandsound/

7 comentários:

Anónimo disse...

Gosto do tema.
Estes tops são, contudo, sempre muito relativos.
Dependem muito dos gostos pessoais de cada um e, sobretudo, da perspectiva com que cada pessoa encara o cinema. Se tentar explicar o que me faz gostar mais de um filme até posso dizer: boas interpretações; um bom argumento; a mensagem que conseguimos captar, guardar e não esquecer; um desfecho surpreendente; o “poder” das personagens; umas vezes, a combinação de muitas coisas outras, de coisa nenhuma. Tenho bastante dificuldade em recordar muitos filmes que vejo, o nome das personagens, realizadores, actores. No entanto, há muitos filmes que se guardam sem querer e sem sabermos porque razão. Assim como os livros, não somos nós que os escolhemos, os filmes é que nos escolhem a nós. Vou deixar uma lista de alguns filmes que ficaram registados, com a certeza que me estou a esquecer de muitos, com mais certeza ainda que me falta ver um sem número de obras-primas do cinema. Um ou outro já foram referidos na Avenida, quem sabe outros, não possam também passar por aqui. Então aqui vai, sem qualquer critério de género, preferência, temporal ou outro: A Lista de Shindler; Crash; O Carteiro de Pablo Neruda; Tudo Bons Rapazes; Taxi Driver; Magnólia; Dogville; O Cabo do Medo; Heat – Cidade sob Pressão; O Piano; Monstro; 21 Gramas; Mystic River; Voando sobre um ninho de cucos; Quem quer ser Milionário; A Vila; Gran Torino; Imperdoável; Match Point; O Amor é um Lugar Estranho; Ligações Perigosas; Contra Todos; Ben-Hur; Gata em Telhado de Zinco Quente; O Bom, o Mau e o Vilão; Janela Indiscreta… e ainda haveria outros tantos…

Agora vem a parte polémica para muitos: Não achei o filme “A Vida é Bela”, um filme surpreendente. Para mim entra na categoria dos “filmes comoventes” (Dentro do género: “O Rapaz do Pijama às Riscas” que nos faz pensar que não estamos assim tão distantes destes autênticos e declarados extermínios de seres humanos por outros seres humanos (?)); Por fim, os fãs que me perdoem, mas o “Titanic”é de entre os filmes que ganharam o óscar, nos últimos anos, do mais enfadonho que já vi até hoje…

Fico à espera das sugestões. Tenho já muitos em lista de espera. Sobra-me vontade. Falta-me tempo…

BB

anamarafada disse...

Realmente a BB parece ter lido a minha lista de filmes favoritos. ;)
E já que temos gostos idênticos quanto a cinema, sugiro "Brazil" de Terry Gilliam e "Ondas de Paixão" de Lars von Trier.

Santiago Macias disse...

A lista que irei, aos poucos, reproduzir é a da "Sight and sound" (votação de 2002). Às quais acrescentarei comentários pessoais. Talvez no fim arrisque uma lista pessoal...

Anónimo disse...

Marafada,
Dizem que não há coincidências.
Se tiver, então, o cabelo loiro como eu… atrevia-me a dizer que fomos separadas à nascença. Até eu já desconfio quando estou com problemas de identidade :) Não seremos a mesma pessoa?? … Sabe-se lá. Agora até já confirmaram, cientificamente, que podemos estar a dormir com os olhos abertos. Já estou a imaginar-me, “marafadamente”, a comentar nos blogs, nas minhas frequentes crises de sonambulismo, inspirada pelo Lars von Trier...:)
Já que o Santiago não quer arriscar, vou consultar a minha bola de cristal e tentar descobrir a lista dele… estou a ver qualquer coisa…uma lista nublada, letras, palavras…esperem…títulos completos… Ora cá está: Morangos Silvestres; Do fundo do coração; Shane; Alexandre Nevsky, Os Contos da Lua Vaga; Onde fica a casa do meu amigo; A sede do mal; Filming Othello; Lawrence da Arábia… ?? Eu é que podia arriscar ganhar a vida, nas feiras, com este negócio.
Obrigada pelas sugestões. Tenho a sensação que alguns serão relíquias do cinema, não muito fáceis de encontrar.

BB

Santiago Macias disse...

Hummm, cara BB, essa é uma das listas, mas não necessariamente A lista. Depois se verá.

Anónimo disse...

...Bem, afinal o tal jogador que virou anedota com a expressão “prognósticos só no fim do jogo”, estava mais que certo. Não vale a pena divagar ou tentar antecipar resultados, seja em que matéria for (o meu dom pseudo visionário é que ficou já desarmado). Se não é indiscrição quantas listas existem além da oficial?
Ainda para a Marafada:
Estou curiosa com o novo filme do Lars von Trier, Anticristo, que tem provocado as reacções mais díspares e controversas dos últimos tempos. Quanto à sugestão do filme "Brazil", do Teery Gilliam, andei a ler o enredo e pareceu-me bastante interessante. É pena que aparente ter um desfecho pouco surpreendente - embora mais realista - ao contrário, do inesperado e vingador final de Dogville onde apenas é poupado o ser que mais se assemelha à heroína do filme – o imaginado cão que passa os seus dias acorrentado.
Fica ainda a sugestão de um comentador de cinema, quanto ao filme “A Single Man”, o primeiro trabalho realizado pelo estilista Tom Ford e que recebeu excelentes críticas, sobretudo, quanto ao notável desempenho de Colin Firth Estreia dia 18 em Portugal e, talvez, seja pouco aconselhado a quem se sentiu ferido na sua masculinidade, com “O Segredo de Brokeback Mountain.” Embora nem seja essa a questão central …

Aguardo, então, que se desvende “A Lista”. Se for negra, tanto melhor; sempre tive uma obscura inclinação para thrillers e filmes de terror :)

BB

Santiago Macias disse...

Não há assim tantas listas, que diabo. E alguns daqueles filmes são os mesmos da LISTA. Levantando a ponta do véu: à cabeça vem MORANGOS SILVESTRES. Ao contrário da Sight and Sound não mudo. Esse é O meu filme do topo desde 1981.