sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BISSAU II - CASA COIMBRA

Na realidade, não é uma casa mas sim todo um quarteirão. A primeira coisa a chamar a atenção foi esta fachada-Mondrian, virada à sé de Bissau. A cidade não é particularmente colorida e esta parede fez-me lembrar o início do filme The magnificent Ambersons: "the magnificence of the Ambersons was as conspicuous as a brass band at a funeral."
.
A fachada faz parte da Casa Coimbra, uma verdadeira instituição de Bissau. A família detentora do espaço está na Guiné há quase um século. Atravessou todas as épocas e todas as dificuldades com a energia e a convicção dos estóicos. O negócio centra-se, actualmente, em torno da residencial e do restaurante (a fachada-Mondrian pertence a este último).
.
Há inspirações momentâneas que nos valem. Foi um pouco ao acaso que fui lá jantar. Um magnífico buffet a preços mais que sensatos, passe a publicidade. E assim travei conhecimento com o Dr. Miguel Nunes, um gentleman membro da família fundadora e o actual responsável pela Casa Coimbra. Licenciou-se em História em Coimbra e temos conhecimentos comuns. No dia seguinte conduziu-me, com uma cortesia antiga, numa visita guiada pela residencial, decorada com um bom gosto intocável e ainda que a parte antiga tenha mais charme e menos design que a área mais recente. Trocámos livros e ficou a promessa de uma próxima estada.
.

Sobre a residencial veja-se o rerspectivo site: http://www.residencialcoimbra.com/

5 comentários:

Anónimo disse...

Santiago

É tal e qual como dizes. Fiquei na pensão Coimbra da última vez que estive em Bissau (quando o Nino ganhou as eleições contra o Kumba Iala). Há o Miguel que gere a pensão e havia um outro irmão que explorava o bar da moda, que eu frequentei, mas de que já não me lembro o nome. Mas conheci a família ainda toda - pai, mãe e filhos, quando foi da guerra civil entre a Junta Militar e o Nino Vieira apoiado pelos senegalenses. Quase toda a população tinha fugido de Bissau e numa casa ali perto estávamos um grupo de jornalistas portugueses (estivemos lá, a maioria, mais de um mês). Nessa altura relacionámo-nos mais estreitamente com a cordialidade da família Nunes - uns históricos em Bissau. E,no meio do caos e dos obuses, várias vezes fomos a casa dos Nunes convidados para jantar. E era uma ambiente todo cerimonioso, à antiga, mas cheio de afectividade. Era gente curiosa. E duma simpatia, de facto, difícil de encontrar. Prezo em que tenham cruzado relacionamentos.

Carlos Júlio

francisco perfeito caetano disse...

meu caro santiago macias

desculpe esta picuinhisse linguística. confirme p.f.estadia(navio...)com estada

com os melhores cumprimentos
f.caetano

Santiago Macias disse...

Tem toda a razão. Trata-se de um erro muito frequente. É estada e não estadia. Até porque não estou a pensar ir de barco...

francisco perfeito caetano disse...

nvnv

Santiago Macias disse...

NVNV ?