quinta-feira, 2 de abril de 2020

ORQUESTRA GERAÇÃO

Tomei, há pouco, conhecimento da ORQUESTRA GERAÇÃO. "Sabe o que é a Orquestra Geração?", perguntou o meu interlocutor, ao telefone. Admiti que não. Nunca de tal tinha ouvido falar. A curiosidade, depois, levou-me a uma breve pesquisa. Não sei explicar bem porquê, mas a minha ignorância encheu-me de vergonha. Corei na solidão da sala.

História no site da orquestra:
No início do ano letivo de 2007/2008, fruto de uma conversa entre o Dr. Jorge Miranda (Câmara Municipal da Amadora) e o Dr. António Wagner Diniz presidente do Conselho de Gestão do Conservatório Nacional, tomou-se a decisão de acrescentar ao projeto Geração já implantado no bairro da Boba (Concelho da Amadora), uma orquestra que aplicasse em Portugal o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela. Este sistema visa essencialmente dar um apoio social a crianças e jovens oriundos de bairros ditos difíceis, onde impera a marginalidade e o tecido familiar é muito frágil, e tem como objetivo através da prática intensiva de orquestra (trabalho de conjunto por excelência) integrar as crianças ou jovens na sociedade, aumentando-lhes a auto estima e o respeito pelo outro, de forma a se atingir um desenvolvimento harmonioso da sua personalidade e combater o absentismo escolar, a saída para a marginalidade, enfim a desnaturação da personalidade do ente intervencionado. O projeto Orquestra Geração tem revestido em Portugal um papel igualmente importante na aproximação e motivação das famílias dos alunos, no sentido de se integrarem progressivamente nas atividades da orquestra, contribuindo para o alargamento do espectro de ação do mesmo, motivando e responsabilizando todo o agregado familiar na obtenção dos resultados por nós idealizados.

O melhor é ir ao site: http://orquestra.geracao.aml.pt. Melhor ainda é ver e ouvir o que estes miúdos são capazes de fazer:


1 comentário:

Portugalredecouvertes disse...

Também descobri há 2 ou 3 anos, e fiquei encantada com o talento desses jovens das orquestras!!!