sexta-feira, 19 de março de 2021

SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE - AULA PRÁTICA Nº 1

Nunca me tinha acontecido. Tive, há poucas horas, de chamar o 112. Uma velha amiga despenhou-se de uma laranjeira e ficou em má situação.

O Estado não presta! Os privados é que são! O CHEGA é que fala verdade (a Saúde deveria ser privada)! Os funcionários públicos são todos uns calaceiros. Os Bombeiros são lentos...

É assim? Não é!

Os Bombeiros chegaram pouco depois do pedido de ajuda e foram impecáveis, de profissionalismo e de simpatia. Não é só tratar dos assuntos com competência, como foi o caso, mas dar ao trabalho um toque humano.

No Centro de Saúde, tudo se passou num topo máximo de qualidade. Não sei se os equipamentos são os melhores, se podia ser assim ou assado. Sei que toda a gente - auxiliares, enfermeiros, médicos - foi de uma excecional qualidade.

A situação foi resolvida. Podia continuar a preencher páginas e páginas dizendo que o Estado está ao serviço de todos. E que num sistema privado (o Chega é que fala verdade, certo?) a minha amiga teria ficado à porta do hospital, se não tivesse (e não tem) um seguro de saúde. Não tem, por opção. Imagino o que aconteceria aos que não têm, por impossibilidade.

Aqui fica o meu público reconhecimento a Alberto Prata, a Valter Monteiro, a Helena Encarnação, a João Santos e a todos os que estavam dentro do Centro de Saúde de Moura (e que não consigo identificar porque, naturalmente, não me deixaram entrar).



Sem comentários: