domingo, 14 de março de 2021

LEITURA PÚBLICA: 35 ANOS

Isto sai um pouco da minha caixa habitual, mas foi com muito gosto que assisti a uma sessão promovida, há dias, pela Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Já passaram 35 anos desde a altura em que a rede começou a ser. Era Secretária de Estado da Cultura a Dra. Teresa Patrício Gouveia. Lembro-me muito bem de que foi o primeiro projeto em que trabalhei, quando iniciei funções, na Câmara Municipal de Moura, em setembro de 1986.

A renovação da Biblioteca Municipal de Moura começou a ser esboçado nessa altura,  com projeto da arq. Teresa Ribeiro. Um processo que não chegou a ser concluído, tendo ficado apenas pela primeira fase. A Biblioteca tomaria depois outros caminhos e transformou-se numa referência, a nível nacional.

Sobre esta história, bem como outras recentes, sairá um livro, em breve. Por agora, importa celebrar a Rede Nacional de Leitura Pública. Os seus 35 anos e a Revolução que tudo isto representou em Portugal. Sendo, ainda hoje, um frequentador assíduo de bibliotecas (silenciosas, sff!), posso testemunhar o papel que tiveram na minha vida e no meu trabalho.



Sem comentários: