quinta-feira, 7 de outubro de 2021

E TUDO ISTO VOS DAREI...

Tornaram-se célebres, em 1975, as fotomontagens do Jornal Novo. O vespertino, lançado em abril de 1975, foi um poderoso elemento de combate a Vasco Gonçalves. Era seu diretor um jornalista de grande talento, Artur Portela Filho (1937-2020), então no auge da carreira. As fotomontagens eram um exercício diário de rigor gráfico, inteligência e humor, um pouco mais tolerantes com o PS e com Mário Soares, absolutamente devastadoras para com o PSD, com o CDS, com o PCP e com as diversas "extremas-esquerdas" que então faziam prova de vida.

Recordo uma, que satirizava o discurso de "justiça social" e de promessas de prosperidade num sistema capitalista, feitas pelo também já desaparecido Freitas do Amaral (1941-2019). Via-se na fotografia, em fundo, uma mansão inglesa. No primeiro plano estava um Rolls-Royce. Um homem de fraque, de braços exuberantemente abertos, estava sentado no capot do carro. A cara tinha sido habilmente substituída pela do sorridente líder do CDS. Em baixo, a legenda: E TUDO ISTO VOS DAREI.

Esta justiça social já está em marcha. Quando motoristas compram (e acho muito bem que comprem!) casas por 1.150.000 euros, já atingimos o patamar da justiça plena e da igualdade. Quem é que precisa do socialismo quando já lá chegámos pela via da prosperidade?



Sem comentários: