segunda-feira, 18 de outubro de 2021

EDUCADAMENTE

O importante é haver educação. E cordialidade e elevação.

No outro dia, parei o meu carro, educadamente,no Largo Dr. Bernardino António Gomes, a 100 metros no meu gabinete. A placa central não costuma ter muitos carros. Nunca estranhei muito porque, tirando o Casão Militar, não há ali "serviços". Menos estranhei pelo facto de raramente levar o carro para o serviço. Muito raramente, mesmo.

Ainda assim, saí da viatura e dirigi-me a dois polícias. A quem cumprimentei com toda a cordialidade. Verdade se diga que fui correspondido, e fui educadamente saudado. Perguntei se era possível estacionar naquele local, e apontei para a viatura. Educadamente me esclareceram que só não se podia estacionar no local indicado à segunda à tarde e à sexta à tarde, por causa da Feira da Ladra, que tem lugar nos dias seguintes. Agradeci e fui à minha vida.

Há dias, e tendo que, pela segunda vez em meses, de levar o carro para o serviço, estacionai no mesmo local. Ao final da tarde, estava um reboque da PSP no local. Estava a "tratar" de um carro. O meu seria a seguir. Intrigado perguntei "então como é?". O agente educadamente me esclareceu que aquela é uma zona pedonal e que, portanto, eu estava a cometer uma infração. Expliquei que estava ali porque tinha perguntado a um agente da PSP. A resposta, simpática e educada (foi mesmo, não estou a fazer ironia), deixou-me aturdido "essas perguntas têm de ser feitas ao pessoal do trânsito da Polícia Municipal". Ou seja, fui levado ao engano por ter feito a pergunta à polícia errada. Educadamente, não me rebocaram o carro. Limitaram-se a enviar para casa uma multa de 30 euros.

Vou pagá-la e juro, educadamente, que não soltarei nenhum palavrão. Afinal, não é todos os dias que somos fintados pela Autoridade. Educadamente e tudo.



1 comentário:

oasis dossonhos disse...

Lisboa não é uma cidade recomendável, em certos aspectos. Sinto-me exilado, neste país. Um abraço.