segunda-feira, 15 de novembro de 2010

À QUEIMA-ROUPA

"Estás preparado para dez anos de recessão?". A pergunta, assim à queima-roupa, foi-me disparada no sábado à tarde, durante uma festa de aniversário. O autor da questão é militante socialista (ala sampaísta) e foi, há não muitos anos, secretário de estado de um sector chave da economia. O visado pela pergunta era o autor deste blogue. Achei uma certa graça amarga à pergunta, apesar das circunstâncias. Que um quadro qualificado faça esta leitura da situação e avise que é para uma década dá bem a dimensão do estado a que chegámos. E quem tem a culpa não são os trabalhadores.
.
Daqui a dez anos, se lá chegar, terei 57. Ainda estarei a trabalhar, salvo razão de força maior. Mas a perspectiva de uma década de trevas não é entusiasmante. Passamos, a todos os níveis, por tempos de reflexão. E de luta.
.
.
Faltam nove dias para a greve geral.

9 comentários:

Anónimo disse...

Estás preparado para dez anos de recessão?". Grande lata ..eu nem estou preparado para um ano ...quanto mais para dez. Há já agora e os outros que já passaram não foram de recessão?

Anónimo disse...

O importante neste post é a mensagem velada, de ter um amigo que já foi Secretário de Estado e de partido difente do seu, marcando o seu grau de importância por conviver com governantes e o seu afastamento politico em relação à amizade.

Santiago Macias disse...

E chegou o momento do comentário político-psicanalítico. Ou vice-versa.
Não há mensagens veladas.
Não sou uma "pessoa importante".
Não convivo com governantes nem, hélas!, frequento os círculos do poder.
E sim, decididamente, não misturo as questões de amizade pessoal com opções político-partidárias, clubísticas, religiosas etc. etc.
Não só tenho esse afastamento como também o pratico profissionalmente: os meus últimos trabalhos foram para as Câmaras de Mértola (PS) e de Silves (PSD).

Curioso disse...

Quero aqui deixar o meu acordo com o Anónimo das 10:00.

Estes anos que aí vêem de recessão não são novidade para o povo luso. Graças a Deus temos tido sempre governantes que nos têem preparado para esta recessão. Há anos que andamos a treinar.

Bem hajam todos, desde o louvado MS, passando pelo CS e terminando agora com o JS, que nos ajudaram e prepararam para estes anos de sacrificio que aí vêm! Muito obrigado a todos!

Anónimo disse...

Para a Câmara de Mértola porque é funcionário dessa Autarquia.Para a Câmara de Silves porque dava prestígio e a Autarquia de Silves tem uma parceria com a Câmara de Moura na qual o senhor é Vereador. Continuamos para Bingo?

babao disse...

Oh compadre Santiago, eu acho que o amigo Anonimo (o azedo) nao precisa de comentario politico-psicanalitico, precisa é pomada para os cotovelos porque aquilo é dor !

Mais um que nao consegue suportar o sucesso dos outros. Dommage ! : (

Anónimo disse...

babao não seja azedo. Dor? Talvez exista muita para os lados da DORBE 14 abstenções e 2 votos contra. Parece que o "regime" está a fragmentar-se. Pimenta na língua

Santiago Macias disse...

Para o anónimo das 21:50:
Actualmente, o meu contrato é com a Universidade de Coimbra. Com a Câmara de Mértola não tenho, de momento, ligações laborais. Mas assumi o compromisso de dar a minha colaboração sempre que fosse solicitado e a apresentar projectos. Para além desta exposição no castelo há outras coisas na calha para o festival islâmico. São iniciativas em que envolvo e envolverei com todo o prazer.

A Câmara de Silves convidou-me a ser comissário científico de uma exposição no âmbito da Rede de Museus do Algarve. O assunto nada tem a ver com a parceria no âmbito da rede ECOS.

A exposição tem corrido bem e fico satisfeito com o reconhecimento do meu trabalho.

É melhor não jogar no bingo, porque não acerta uma.

O que é que raio a DORBE tem a ver com isto é que não alcanço.

babao disse...

Compadre Azedo...sabe o que se diz na Amareleja a pessoas como você ?

- RENHEU !!!!