segunda-feira, 28 de março de 2011

UM PRITZKER PARA A AMARELEJA

Há coisas que se fazem com enorme prazer. Como interromper a preparação das intervenções a fazer para o 3º Forum Luso-Brasileiro de Arqueologia Urbana para, anonima e discretamente, me juntar ao coro de felicitações ao arq. Eduardo Souto Moura.
.
Eduardo Souto Moura (n. 1952) acaba de ganhar o Pritzker. Que é, nem mais menos que o mais prestigiado galardão da arquitetura a nível mundial. Souto Moura é autor, entre muitos outros projetos de grande classe, do Estádio Municipal de Braga. O mais original e extraordinário campo de futebol do planeta.
.
Mas é, também, o autor do projeto para as piscinas da Amareleja. Recordo, com toda a clareza, a simplicidade com que nos expôs, ao amigo Manuel Ramalho, Rafael (que tivera a iniciativa do contacto) e a mim, o que tencionava fazer, durante um almoço no Bomba.
.
Estas coisas divertem-me imenso, sabiam? É que vêm demonstrar que estamos a recorrer a quem devemos, às pessoas mais qualificadas e às que são capazes de apresentarem as melhores soluções.
.
A Amareleja merece que o projeto das piscinas seja elaborado por quem de melhor temos, a nível de arquitetura, à face do planeta. A Câmara tem estado sozinha nessa luta. Nada que nos incomode, diga-se de passagem.
.
O projeto das piscinas da Amareleja prosseguirá, bem entendido, com a participação qualificada do arq. Eduardo Souto Moura.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Embrulhem :)

Anónimo disse...

e qual foi o valor do "embrulho"? O problema ñ é o autor, é apenas o valor pago pelo projecto!