quarta-feira, 10 de junho de 2015

LYON - DIECI ANNI FA...

Faz hoje dez anos, em italiano e tudo. E este post é dedicado aos amigos de longa data, em especial aos que acompanharam mais de perto esta "saga".

Entre as 10 e as 13 de dia 10.6.2005 penei, no  Amphithéatre Benveniste, às mãos de um júri cordial, mas taxativo... Muitas vezes percorrera, em anos anteriores, os corredores da Maison de l'Orient Méditerrannéen. Sabia que aquela seria A sala... A plateia era pequena. Alguns amigos marroquinos e a família. A involuntária ironia de tudo aquilo é que me inscrevera, em 1996, na Université Lumière - Lyon 2. Lumière por causa da luz do conhecimento? Nem por isso. Lumière em homenagem aos irmãos Auguste e Louis, naturais da cidade. Sempre a sombra do cinema.

A tese tinha um título assim à séria, La kura de beja et le territoire de Mértola entre l’antiquité tardive et la reconquête chrétienne. Quando a publiquei mudei o título, de forma radical e emotiva, para algo completamente diferente.

O tempo, e outras opções emotivas, trocaram-me as voltas. Da placidez da investigação passei para outra dimensão. Há quase dez anos, também.

A tese pode ser consultada na net.
To whom it may concern: http://theses.univ-lyon2.fr/documents/lyon2/2005/macias_s#p=0&a=top

Da esquerda para a direita: Christophe Picard (presidente do júri - Univ. de Paris I), Pierre Guichard (diretor da tese - Univ. de Lyon 2), o autor da blogue e Jean-François Reynaud (Univ. de Lyon 2)

Da esquerda para a direita: O autor do blogue, efusivamente abraçado por André Bazzana (CNRS), que esconde Cláudio Torres (CAM), Maria da Conceição Lopes (Univ. de Coimbra), Christophe Picard e Pierre Guichard.

Sem comentários: