quinta-feira, 24 de setembro de 2015

MUSEU D'AMARELEJA

À primeira, fiquei na dúvida, "ó diabo, mais um museu?". O tema tem dado pano para mangas. Em Moura, então, tem sido pretexto para as mais escabrosas e estúpidas afirmações... Que, quanto mais persistentes, estúpidas e escabrosas, mais boa disposição me causam. Depois, fiquei descansado. A iniciativa é séria.

Um museu faz sentido na Amareleja? Faz, claro. Ainda para mais assumindo-se como museu do território ou de afirmação identitária. Tenho a certeza que os promotores da iniciativa tiveram em conta aspectos essenciais como:

* Designação de curador ou comissário científico;
* Local da exposição (permanente e/ou temporária?);
* Guião da exposição, com definição de conteúdos programáticos e de áreas temáticas;
* Equipas técnicas de apoio (museografia, design gráfico, montagem, iluminação etc.);

As recolhas (de peças, iconografia etc.) apontadas no texto são peças essenciais para este projeto. Que vai ter, decerto, uma condução segura, eficiente e técnica e cientificamente capaz.

A fasquia é alta. Um museu na Amareleja não pode ser uma-coisa-qualquer. Ou uma sala com meia dúzia de objetos, que um museu não é isso. A Amareleja merece mais que uma coisa qualquer. Tenho a certeza que o responsável técnico-científico do projeto sabe isso.

Viva o Museu d'Amareleja!

Sem comentários: