domingo, 20 de setembro de 2015

SYRIZA, ESQUERDA E TAL - PARTE 2

"Karamanlis ou os blindados", proclamava-se em Atenas, em 1974. Ou seja, se a Nova Democracia não ganhasse as eleições, regressaria a ditadura. Konstantinos Karamanlis (1907-1998) acabou  por liderar o processo de democratização da Grécia.

Samaras tentou a tática do medo, pintando o Syriza de vermelho. Agitaram-se espantalhos norte-coreanos. Já se imaginavam os jovens gregos desfilando na Praça Syntagma, cantando em coro "é tão bela a nossa vermelha Acrópole"...

Caaaaalmaaaa... Não vai acontecer nada de substancial. Tsipras vai dar uma de realpolitik. O resto são coisas que dão para umas momentâneas excitações noticiosas e nada mais.



Post publicado aqui no blogue em 26.1.2015 e que hoje repito. Passaram menos de 8 (oito) meses. Deu no que deu. Melancolicamente e sem surpresas. Se quiserem divertir-se um pouco folheiem os jornais dessa altura e leiam as declarações de dirigentes do PS e do BE.

Facto curioso: os principais títulos ingleses e franceses da imprensa on-line (à exceção do Guardian) relegaram o anúncio dos primeiros resultados para um secundaríssimo plano...

Sem comentários: