domingo, 20 de dezembro de 2009

JOÃO DA MOUCA

Teve lugar, ontem à noite, a entrega do galardão Mourense do Ano 2009. A iniciativa, da Junta de Freguesia de Santo Agostinho, distinguiu este ano, a título póstumo, João Francisco da Mouca. A proposta foi apresentada pelo Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo e Santa Casa da Misericórdia de Moura, tendo sido unanimemente aprovada pelo júri.
.
João da Mouca (1921-2008)
.
João Francisco da Mouca foi, durante várias décadas, o responsável pela Biblioteca, pelo Arquivo e pelo Museu de Moura. O Município deve-lhe serviços inestimáveis. Em primeiro lugar, pelo trabalho à frente da biblioteca fixa nº 149 da Fundação Calouste Gulbenkian, o sítio onde tantos de nós tomámos, pela primeira vez contacto com os livros. A progressão nos temas e autores era feita de acordo com o nosso escalão etário e, também, segundo os nossos interesses específicos. O sr. João foi uma peça fundamental na formação de várias gerações de jovens mourenses, entre os quais me incluo. O interesse pelos livros levou-o a ter um papel fundamental na preservação do arquivo histórico municipal, salvo, em grande parte, graças à sua acção. A outra paixão profissional de João da Mouca foi o património arqueológico, a ele se tendo ficado a dever a recolha e a preservação de um valioso espólio, fundamental para o conhecimento do passado do nosso concelho.
.
Fiquei satisfeito por me ter podido associar a (mais) esta homenagem. Conheci de perto João da Mouca, tendo chegado a ser seu colega entre 1986 e 1989. Sei bem do interesse e quase devoção com que se preocupava com a história e património do concelho de Moura. O facto de o Arquivo Histórico Municipal ter hoje o nome deste mourense foi outra forma de reconhecermos o mérito do seu labor.

1 comentário:

Julia Macias-Valet disse...

Merecidissimo este galardao.
Pena é que nao tenha sido atribuido em vida.